Pesquisador e Fotógrafo Ravel Gimenes conta a experiência na produção do documentário histórico.
Ravel Gimenes na Estação Ferroviária de Votuporanga (Foto: Divulgação)
O documentário “A Estrada de Ferro – Votuporanga na Linha do Desenvolvimento no Noroeste Paulista” já está disponível para visualização, o mês para lançamento foi o de agosto mês em que Votuporanga completou 87 anos de fundação, juntamente com os 79 anos da chegada da ferrovia em nosso município.
Coordenado e produzido pelo pesquisador e fotógrafo Ravel Gimenes, o documentário possui cunho histórico e descreve como a Estrada de Ferro Araraquara foi fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e toda a região do Noroeste Paulista.
Produção:
“Foram mais de 9 meses de preparação e o resultado final apresenta entrevistas, vídeos, fotografias e curiosidades históricas em mais de 60 minutos e 100 imagens” conta Ravel. O Projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público da Secretaria da Cultura e Turismo Nº 01/2023 - Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 de fomento a produção audiovisual com o apoio da Prefeitura de Votuporanga. Um diferencial a ser destacado é a inclusão, já que o documentário é acessível em LIBRAS e também com a legenda de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Enredo:
Ainda segundo Ravel foi possível traçar uma linha histórica onde o espectador pode acompanhar a origem do maquinário e a estrada de ferro em sua chegada ao Estado de São Paulo, a história da criação do município, a fundação da EFA - Estrada de Ferro Araraquara e toda a sua trajetória até a chegada em Votuporanga em 1945, apenas sete anos após a fundação da cidade.
“Não imaginamos, mas a Estação Ferroviária de Votuporanga já foi lugar de muitas despedidas e de muitos reencontros desde 1945 (ano em que foi inaugurada) até meados de 2001, quando os últimos passageiros desembarcaram do derradeiro trem. Afinal por muito tempo a estrada de ferro foi o meio de locomoção mais rápido até os grandes centros e destes locais para o interior.”
Documentário:
O Documentário Histórico pode ser assistido através do Youtube. “Na expectativa de democratizar e ampliar ao máximo esse registro resolvemos compartilhar através da rede mundial de computadores facilitando a exibição de todo o conteúdo. Para isso basta o espectador acessar o
Canal do YouTube, pelo nome “Estrada de Ferro Votuporanga”.
A equipe técnica é composta pela: Professora Dra. Elaine Cristina Ferreira de Oliveira como revisora textual, os Videomakers Taynara Morisa e Lucas Abra na Captação e Edição de Imagens, a Professora Lilian Remanaschi com Intérprete de LIBRAS e o Pesquisador Ravel Gimenes como Coordenador, Diretor de Roteiro, Revisor Historiográfico e Produtor.