Festival ocorre no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Desde quarta-feira (2), o Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, no bairro Jardim Alvorada, recebe o Festival de Cinema de Votuporanga, que conta com a exibição de 15 obras, sendo 11 de artistas locais. A entrada é gratuita.
A primeira noite foi dedicada aos documentários. No dia seguinte, foram exibidos filmes de média-metragens. Na noite de hoje, a partir das 19h30, será a vez dos curtas-metragens. Amanhã, no encerramento, serão apresentados dois longas.
A iniciativa é promovida por Beto Ferraz, Dayane Lemos, Viviane Permonian, Sarah Tinel, Tyler Bertrand e João Ayres, e conta com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais e da Prefeitura de Votuporanga.
Hoje serão exibidos os curtas-metragens “Noite do Horror”, que conta a história de uma garota solitária, nova no bairro, que se vê à beira de uma verdadeira história de horror ao conhecer seu mais novo vizinho tenebroso.
Logo em seguida, será a vez de “Até as Estrela”, em que um casal entra em uma jornada repleta de conflitos que será decisiva para ficarem juntos. Na sequência, será exibido “Sons da Cidade: um olhar sonoro sobre as paisagens de Votuporanga”. O curta propõe a escuta da cidade a partir de uma experiência sensível de observação de suas paisagens sonoras.
Às 20h15, o público poderá conferir “A Cartomante”, que mostra a história de um triângulo amoroso, como adaptação do conto homônimo do autor Machado de Assis. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa: Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, selando o destino dos três.
O “Jogo da Vida” é o filme que vem na sequência. Nele, João é um motorista de aplicativo que em uma de suas viagens recebe passageiros inusitados: a Ganância e a Consciência. Durante o percurso, ele ainda se depara com a figura da Fome e do Homem Placa sinalizando suas ações.
Depois será exibido “Sunrise”, um curta de música autoral realizado pelos egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Unifev. Para encerrar a noite, o curta “Silêncio”. “Será que é nos lugares barulhentos que escutamos tudo ou no silêncio?”, diz a sinopse.
Amanhã, no último dia do Festival, será exibido o longa “Colorindo Histórias”, “que aborda histórias de superação de vida, em que os atores são os protagonistas de suas histórias”.
O evento termina com a exibição de “Uma Garota de Fé”. O filme conta a história de uma jovem determinada que enfrenta os desafios de um novo emprego em uma empresa de tecnologia, lidando com colegas não tão amáveis; mas que, com a orientação de Deus e a sua grande fé, se torna uma força de superação.