Investimento: audiência pública discute a construção de um supermercado no bairro Pacaembu
Novo supermercado no Pacaembu deve ter mais de 2,2 mil metros quadrados (Foto: A Cidade)
Da redação
Uma audiência pública, marcada para o próximo dia 29, às 8h30, no Parque da Cultura, irá discutir a construção de um novo supermercado em Votuporanga, este a ser instalado no bairro Pacaembu, zona Oeste do município. O empreendimento terá mais de 2,2 mil metros quadrados de área construída e, além do mercado, contará ainda com seis pequenas lojas diversas.
O novo supermercado será construído na Avenida Simão Alvares Carrilho, a principal via de acesso ao bairro. A região conta hoje com mais de 2 mil moradias e o investimento busca atender a demanda dessas famílias e também das que estão se mudando para o Jardim Ferrarez, loteamento que expandiu ainda mais aquele setor da cidade.
Conforme apurado pelo A Cidade, o prédio será levantado por empresários de Votuporanga e posteriormente ocupado por uma rede de supermercados de Cosmorama, a Pamplona. A reportagem tentou contado com a administração do estabelecimento para levantar mais detalhes sobre o empreendimento e a quantidade de empregos que serão gerados na nova unidade, mas não houve retorno, até o fechamento desta edição.
O que se sabe, porém, é que o Pamplona Supermercado é famoso na internet pela forma bem-humorada que apresenta suas ofertas e promoções nas redes sociais. Uma das publicações da unidade de Cosmorama, inclusive, chegou a “viralizar” na internet, atingindo mais de 960 mil visualizações.
Nesta semana algumas máquinas e homens já foram vistos trabalhando na terraplanagem do terreno que será ocupado pelo empreendimento. A expectativa é de que, assim que iniciadas, as obras sejam concluídas em até oito meses.
Audiência
Antes da construção, porém, moradores e proprietários dos imóveis localizados num raio de 200 metros do empreendimento foram convocados para uma audiência pública, onde será feita a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança. Trata-se de um evento onde a comunidade é convidada a conhecer e debater os potenciais impactos de um projeto de desenvolvimento urbano, como construções ou empreendimentos comerciais, na vizinhança.
Durante a audiência, representantes do projeto irão apresentar o estudo, que analisa aspectos como tráfego, ruído, infraestrutura, e impacto social. A população tem a oportunidade de fazer perguntas, expressar preocupações e sugestões. Esse processo é importante para garantir que a opinião dos moradores seja considerada nas decisões relacionadas ao uso do solo e ao desenvolvimento urbano, promovendo a transparência e a participação cidadã.
A reunião será coordenada pela secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Tássia Gélio Coleta. A documentação referente ao processo do residencial estará disponível para eventuais consultas na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.