Os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados revelam bom desempenho dos dois setores
Votuporanga cria mais de 150 empregos com carteira assinada (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Divulgados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que Votuporanga criou mais de 150 empregos com carteira assinada em um mês conforme o último levantamento apresentado.
Segundo os dados, o saldo entre contratações e demissões de agosto foi de 166 vagas. Os setores de comércio e serviços alavancaram a criação de empregos e foram fundamentais para o resultado positivo. O setor da indústria admitiu 378 trabalhadores e demitiu 422: saldo de -44. A construção civil demitiu 59 pessoas e admitiu 60, resultando uma vaga criada. Por sua vez, o comércio criou 101 vagas, porque contratou 428 trabalhadores e demitiu 327.
O setor de serviços também ficou no azul (107 vagas). São 466 contratações e 359 demissões. No ramo da agropecuária, sete pessoas foram contratadas, e seis, dispensadas, resultando em uma vaga criada.
O Caged é um sistema que coleta e divulga informações sobre o mercado de trabalho formal. Ele monitora os registros de admissões e desligamentos de trabalhadores em empregos formais, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada (regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).
O Cadastro funciona por meio do registro de admissões e desligamentos. As empresas são obrigadas a enviar mensalmente informações ao Caged sobre cada novo empregado contratado e cada funcionário desligado (demitido, aposentado, falecido, etc.). As informações enviadas incluem o número de admissões, os desligamentos, as funções desempenhadas, os salários, entre outros detalhes.
O saldo de empregos criados em um determinado período é calculado subtraindo-se o número de desligamentos do número de admissões no mesmo período. O saldo positivo indica que foram criados mais empregos formais do que perdidos, sinalizando crescimento no mercado de trabalho.
O Caged é uma ferramenta essencial para o governo e para analistas econômicos monitorarem a saúde do mercado de trabalho brasileiro, ajudando na formulação de políticas públicas. Os dados do Cadastro são frequentemente usados como indicadores econômicos, ajudando a prever tendências no emprego e no crescimento econômico. Os números permitem ainda o planejamento de ações governamentais, como programas de incentivo à criação de empregos em setores específicos.