Rose Cleia da Silva encontrou na moda uma ferramenta de expressão e autonomia (Foto: Arquivo Pessoal)
Em novembro, mês dedicado a homenagear as histórias de mulheres empreendedoras, o Sebrae-SP, em parceria com o jornal
A Cidade, destaca desta vez a jornada de Rose Cleia da Silva, que encontrou na moda uma ferramenta de expressão e autonomia. Rose é um dos exemplos da força do empreendedorismo feminino, trajetória que, neste mês, é celebrada pelo Sebrae-SP em seu escritório regional de Votuporanga.
Em uma pequena loja na cidade de Votuporanga, Rose Cleia da Silva atende pessoalmente suas clientes e destaca cada estilo como único. Ela é proprietária da Chita de Luxo, uma boutique de moda feminina que fundou em 2017.
A trajetória da proprietária Rose começou em 2011, quando ela foi contratada como caixa em uma boutique. "No início, eu só pensava em organizar as finanças da loja e seguir minha função", contou ela.
Aos poucos, Rose relatou ter se envolvido com o funcionamento da loja, até se tornar gerente-geral, posto que manteve por nove anos. “Comecei no caixa, cuidando das finanças e, pouco a pouco, fui me envolvendo em tudo”, lembra.
Caminhar com as próprias pernas
Depois de quase uma década, decidiu que era hora de abrir seu próprio negócio. O início, como ela descreve, foi desafiador, mas cheio de significado. A Chita de Luxo é sua materialização e nela Rose aplica uma filosofia que não passa apenas pela venda de roupas, mas pela celebração da força feminina.
“Sempre quis que minhas clientes se sentissem valorizadas. Todas as mulheres são capazes de empreender e acredito que a moda ajuda a revelar a força de cada uma”, completou Rose.
Foi por meio da Associação Comercial de Votuporanga e do Sebrae-SP que ela encontrou cursos que a ajudaram a enfrentar a rotina e os obstáculos de gerir um negócio.
“Amigos e conhecidos me falaram do Sebrae, e fui me interessando em cursos que pudessem ajudar a melhorar minha empresa. A gente acha que sabe tudo, mas aprender técnicas de gestão e atendimento muda o jogo", conta.
No Sebrae-SP, Rose é uma das várias histórias de superação e inovação que a instituição faz questão de evidenciar, especialmente neste mês. Em Votuporanga e região, as iniciativas de capacitação e apoio ao empreendedorismo feminino têm gerado impacto e reforçado a presença feminina no comércio local.
Ações Sebrae-SP
Em comemoração ao Mês do Empreendedorismo Feminino, o Sebrae-SP, por meio do programa Sebrae Delas, lançou uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da liderança e capacitação de mulheres no mercado de trabalho. A iniciativa oferece uma programação gratuita com lives sobre liderança, planejamento financeiro e marketing estratégico.
Os encontros virtuais ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h, com transmissão pelo YouTube. Após a inscrição, as participantes receberão o link das transmissões via WhatsApp.
O calendário das atividades se inicia em 5 de novembro, com a aula “Autoestima e Liderança: Fortalecendo a Mulher Empreendedora”, e segue com mais três encontros focados em capacitação, encerrando-se com um Encontro de Negócios no dia 26 de novembro. Esse último evento destaca-se pela rodada de negócios em formato de permuta, chamada “Conexões que Transformam”.