Gastos foram feitos por apenas seis vereadores, com dois empatados na liderança, Marcão Braz e Sargento Moreno
Vereadores de Votuporanga viajaram várias vezes no primeiro semestre de 2026 Foto: A Cidade
Da redação
A cinco dias do término do primeiro semestre, os vereadores de Votuporanga gastaram, juntos, R$ 25.730,00 em diárias durante esse ano. Não foram todos os edis que utilizaram deste artifício, sendo que apenas seis dos 15 estão listados. São eles Daniel David (MDB), Marcão Braz (PP), Sargento Moreno (PL), Natielle Gama (Podemos), Vilmar da Farmácia (PSD) e O Wartão (União).
De todos esses, Marcão Braz e Sargento Moreno estão empatados na “liderança” de gastos, ambos com quatro diárias, totalizando R$ 7.138,00. O presidente da casa legislativa, Daniel David vem em seguida com duas diárias por R$ 3.984,00, seguido por Natielle com três diárias por R$ 3.486,00. Vilmar e Wartão usaram apenas uma diária cada, por R$ 1.992,00. É importante destacar que o valor de cada diária da vereadora do Podemos foi de R$ 1.162,00, contra R$ 1.992,00 do presidente, justificando o valor menor gasto com mais viagens.
Pela lei, cada um dos políticos precisa justificar suas viagens quando vão ser feitos os pedidos de diária. Wartão e Vilmar foram na mesma viagem e juntos estiveram, segundo a justificativa do empenho disponível no Portal da Transparência da Câmara, em Brasília. Lá eles falaram com três deputados federais e com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em sua fala na tribuna da Cãmara na sessão seguinte, o vereador do União Brasil mostrou vídeos comprovando sua visita.
O presidente da Câmara foi duas vezes à Alesp (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo) e visitou a deputada estadual Edna Macedo em ambas. Além disso, ele se encontrou com Carlão Pignatari e o deputado federal Baleia Rossi em uma e foi em um complexo farmacêutico em São Caetano do Sul na outra.
Natielle Foi três vezes a São Paulo. Na primeira, esteve com os secretários de Saúde e Turismo. A segunda foi para visitar a deputada federal Renata Abreu e o deputado federal Bruno Ganem, viagem da qual vereadora tem dois posts em suas redes sociais, inclusive um com o anúncio de sua candidatura a deputada federal. A terceira viagem foi para se reunir com o deputado estadual Sebastião Santos.
Marcão Braz e Sargento Moreno estiveram juntos em três das quatro viagens, para o 68º Congresso Estadual de Municípios, na Alesp com os deputados estaduais Danilo Campetti, Tenente Coimbra e Gil Diniz, bem como no Centro de Autista-TEA e novamente no Centro de Autista-TEA além do Composta São Paulo. Quando viajaram sozinhos, Marcão foi visitar os deputados estaduais Delegado Olim, Fabio Farias e Carlão Pignatari na Alesp e Moreno foi encontrou com os deputados estaduais Danilo Campetti, Tenente Coimbra e Gil Diniz, também na Alesp.