Rogério Assis
** Pior do que perder um jogo em casa é tomar o gol da derrota aos 48 do segundo tempo. A Votuporanguense conseguiu este feito diante do Olímpia, mas ainda se mantém com chances de se classificar para a segunda fase da Copa Paulista. O vexame do sábado em plena Arena Plínio Marin precisa ineditamente ser reparado. A chance é no domingo, em Batatais, contra o pior time do grupo e um empate não serve para a Votuporanguense, já que o time pode ser empurrado para o fim da tabela com os resultados dos adversários.
** Felipão está se saindo melhor do que o esperado no comando do Palmeiras e a vitória em Salvador, mesmo diante de um time frágil e candidato a rebaixamento, não tira os méritos de seu trabalho. Com um elenco recheado de opções, o treinador consegue manter o foco em todas as frentes, mas sabe que vai precisar priorizar uma delas num futuro bem próximo. Não será possível disputar em alto nível, além do Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Enquanto é possível, o Palmeiras vai jogar todas com o mesmo afinco, mas a Libertadores é meta para assim disputar o Mundial no final do ano.
** A opção por um time alternativo contra a fraca Chapecoense e a vitória de 2 a 0 deu ao São Paulo mais que o título moral de campeão do primeiro turno. Não existe premiação, vantagem no regulamento e muito menos algo que ajude um clube a ganhar o campeonato terminando a primeira parte dele como líder. Para um clube que nos dois últimos anos esteve condenado ao rebaixado, vale muito e com essa força a equipe busca manter-se no mesmo nível a partir de quarta-feira contra o Paraná em Curitiba.
** Osmar Loss, após a derrota para o Grêmio, teve uma conversa com Andres Sanches e ouviu do presidente do Corinthians que precisa fazer a equipe vencer o mais rápido possível, caso contrário vai ser substituído. O dirigente continua sendo muito pressionado e sabe que pode ter problemas ainda maiores se o Corinthians não ficar, pelo menos, entre os melhores do campeonato. Loss conta com a compreensão de uma pequena parte da diretoria, mas não tem apoio que precisa de Andres para se manter tranquilo, e o maior receio é que ele acabe sendo “queimado”, mesmo sendo um profissional com excelentes resultados na base. Depois da derrota para o Grêmio, na entrevista coletiva ele disse que não haveria mais o que fazer além de conversar com o elenco, e isso não repercutiu bem. Mais do que conversar, ele precisará fazer o time jogar e bem para que a recuperação seja imediata.
** Enquanto o Palmeiras lucra com sua Arena sendo usada para receber grandes shows, o Corinthians está se ajustando com uma grande empresa promotora de eventos e promete um em dezembro, quando o gramado não será prejudicado. Aumentar a exploração comercial do estádio ajudará muito o clube a pagar a imensa conta por sua construção e se este primeiro, se confirmado, der um bom resultado a meta é fazer pelo menos um a cada trimestre.
** Um recado a quem observa atentamente redes sociais de astros do futebol e de outros esportes. Desconfie quando um famoso posta em sua rede social um produto ou até mesmo deixa, com uma aparente despretensão, aparecer uma foto com algum logotipo de marca famosa. Neymar é o mais novo a se utilizar desta prática, e o craque recebe milhões por isso com uma tabela que varia de R$ 1 a 10 milhões por postagem.