Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2024/07/votuporanguense-vence-etapa-internacional-da-maior-competicao-de-ciclismo-do-mundo-n80895 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Esporte
Votuporanguense vence etapa internacional da maior competição de ciclismo do mundo
William Clementino venceu a quarta edição do L’Étape Brasil by Tour de France, ficando na frente de 546 competidores
William Clementino no alto do pódio; ele venceu 546 competidores (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Se há sete anos alguém falasse para William Clementino que um dia ele venceria uma etapa da Tour de France, a maior competição de ciclismo do mundo, o votuporanguense certamente não acreditaria. Mas aconteceu. No último domingo, o ciclista foi campeão da prova de 59 km realizada no Rio de Janeiro.
A quarta edição do L’Étape Brasil by Tour de France, na Cidade Maravilhosa, desafiou os 2.200 atletas participantes com condições climáticas adversas e um percurso técnico. A competição exigiu atenção redobrada dos ciclistas, que enfrentaram chuvas e pista molhada ao longo dos trajetos de 102 km e 59 km. “Estou muito feliz, esse ano não poderia ser mais especial, desafiador, com chuva novamente, para deixar o percurso mais desafiante. A estratégia da prova era se manter na ponta até no início da Vista Chinesa, e aí depois, no Imperador, ver como que ia sair. Como sou um pouco pequeno e magro, isso me facilitou. Chegamos na fuga e acabei levando a melhor no sprint”, relembrou o atleta.
Aos 30 anos de idade e há sete na modalidade, William, que mora no bairro Chácara da Aviação, é apaixonado pelo ciclismo, no entanto não vive disso. “Diferente de muitos que estavam na prova, que se dedicam somente ao esporte, eu trabalho todo dia”, contou. Ele treina 2/3 horas por dia em seis dias da semana. Em alguns períodos do ano, ele faz academia para reforçar a musculatura.
No percurso de 59 km, William travou uma batalha acirrada, terminando à frente de Eric Fagner Souza Junior e Leonardo Maurílio Benedetti Ferreira com um tempo de 1h40min31s. “É um sentimento praticamente inexplicável porque a camisa amarela é a mais desejada pelos ciclistas de estrada”, destacou ele, que venceu 546 concorrentes.
O atleta agradeceu o apoio da Prefeitura de Votuporanga, Elite Bike Shop, Sandalus Bikers, Lamaglia e Cannondale. “Agradeço de coração a colaboração deles, que me ajudaram nessa conquista”, concluiu.
Gigante
O feito de William é gigante, ainda mais se tratando de uma pessoa que não é atleta profissional. Fazendo uma comparação com o futebol, a grife Tour de France seria como uma copa do mundo.
A competição é a mais prestigiada do mundo e representa um ponto culminante na carreira de qualquer ciclista profissional. A prova principal é realizada anualmente na França, desde 1903. O evento não só testa os limites físicos e mentais dos atletas, como também lhes proporciona uma plataforma para alcançar reconhecimento internacional e cimentar seu legado no esporte.
O Tour de France é uma vitrine global. Ciclistas que se destacam na competição ganham visibilidade e reconhecimento não apenas entre os entusiastas do ciclismo, mas também entre o público em geral. No centro dessa competição está a cobiçada camisa amarela, ou “maillot jaune”, que simboliza o líder da classificação geral do Tour. Introduzida em 1919, a camisa amarela é mais do que apenas uma peça de vestuário distinta, ela representa a supremacia no esporte e a capacidade de se sobressair.
Ganhar a camisa amarela é um feito que transcende a glória pessoal. Para muitos ciclistas, ela é o ápice de anos de treinamento árduo, sacrifício e determinação. Vestir a camisa amarela não apenas coloca o ciclista sob os holofotes, mas também lhe confere um status lendário. A camisa amarela é um símbolo de respeito e admiração no mundo do ciclismo, e sua conquista é vista como a realização máxima no esporte.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/esporte/2024/07/votuporanguense-vence-etapa-internacional-da-maior-competicao-de-ciclismo-do-mundo-n80895
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco