O problema é o atraso de repasses do instituto para o hospital, a conta atual é de R$ 381 mil.
Leidiane Sabino
A Santa Casa de Votuporanga deixou de atender os beneficiados pelo Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). O problema é o atraso de repasses do instituto para o hospital, a conta atual é de R$ 381 mil. O instituto disse que fará o acerto com o hospital até o final desta semana e não vê justificativa para a suspensão dos atendimentos.
O Iamspe explicou, por meio de nota, que vem cumprindo com suas obrigações junto à Santa Casa de Votuporanga, mantendo apenas a pendência do mês corrente, que será acertada até o fim da semana, portanto não há justificativa para a suspensão do atendimento. O Instituto tomará as providências legais cabíveis sobre a questão.
De acordo com o Iamspe, a Santa Casa de Votuporanga já recebeu repasses de mais de R$ 1,7 milhão este ano.
O Iamspe reforçou que a rede da região de São José do Rio Preto está presente em 12 municípios e oferece mais de 180 serviços médicos entre hospitais, clínicas, consultas e exames, além do Ceama em São José do Rio Preto.
Até setembro deste ano, no município de Votuporanga, já foram realizados mais de 37 mil exames laboratoriais e de imagem, 12.650 consultas e 431 internações.
“Diante da falta do pagamento, os atendimentos prestados ao Iamspe foram interrompidos na segunda-feira (07/12). Em novembro, em uma reunião com o Iamspe, foi definido que os valores seriam pagos imediatamente, no entanto, até o momento, não foram feitos todos”, explicou a Santa Casa por meio de nota.
O hospital disse ainda que não tem condições financeiras de manter o serviço sem o recebimento. “Continuar atendendo os pacientes do convênio pode agravar a situação da instituição, que é uma entidade filantrópica, que sobrevive dos serviços prestados e das campanhas e eventos de captação de recursos. É importante compreender que qualquer medida visa não comprometer os demais atendimentos ofertados. Vale ressaltar que a Santa Casa está buscando um diálogo constante com o convênio para resolver essa situação o mais rápido possível e voltar a atender os usuários”, justificou o hospital.