O prefeito Junior Marão estará hoje na Rádio Cidade, a partir das 10h30, para fazer um balanço de 2015 e também falar das expectativas para o seu último ano de mandato
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão estará hoje na Rádio Cidade, a partir das 10h30, para fazer um balanço de 2015 e também falar das expectativas para o seu último ano de mandato. Já no Conversa com o Prefeito, a partir das 11h, programa que já está gravado, Marão fala da sintonia entre poderes Executivo (Prefeitura) e Legislativo (Câmara Municipal).
“A Câmara Municipal aprovou nas últimas sessões projetos importantes como o orçamento para 2016, com algumas emendas, que devem ser analisadas devido ao momento de dificuldades que estamos vivendo no país, com crise e queda de arrecadação, para que o orçamento esteja completamente adequado à previsão de receita que temos para o próximo ano”, diz Marão.
O prefeito destaca ainda a importância do projeto votado ontem na Câmara, que prevê o corte do 14° salários aos servidores que são comissionados (não concursados). “É importante deixar bem claro que os concursados têm o direito adquirido, isso permanece e não altera absolutamente nada. A mudança serve para os servidores que são de livre escolha do prefeito e dos secretários para serem nomeados”. A intenção do prefeito, com o corte do 14°, é enfrentar com um pouco de tranquilidade o momento de crise.
Ainda falando dos projetos apreciados pela Câmara, Marão ressalto o que libera a Prefeitura a construir o novo Centro Administrativo. “Considero esta proposta uma grande conquista para a cidade, vai melhorar a gestão e tem também a questão da economia que teremos com a redução dos aluguéis e de gastos com manutenção de alguns prédios”.
Para o prefeito, a Câmara tem cumprido muito bem o seu papel para colaborar com o crescimento da cidade. “É muito bacana essa relação, o trabalho de uma forma independente existe com a participação dos vereadores na fiscalização, nas críticas, e a Prefeitura atenta às solicitações dos vereadores, que representam a vontade do povo. Assim, a gente constrói uma cidade melhor”.
Com a intenção de reforçar o caixa da Prefeitura, a Câmara Municipal fará nesta semana a devolução de R$400 mil, recurso que foi economizado ao longo do ano. “O orçamento hoje da Câmara não é tão alto. Eles poderiam chegar a 6% do orçamento e não gastam 3%. Com esta devolução de verba, significa menos gastos ainda, a Casa de Leis de Votuporanga é enxuta, não tem assessores, nem uma série de benefícios que a gente vê em cidades deste tamanho. Assim, conseguimos um município muito melhor com a participação do poder legislativo”, fala o prefeito.
Começo de uma nova etapa do recapeamento
Marão destaca ainda em seu programa de rádio o início de uma nova etapa do recapeamento e também anuncia que até janeiro deve ser dada novo ordem de serviço para outra parte do serviço.
Neurologia da Santa Casa
Na sexta-feira da semana passado, acompanhado do provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana (Torrinha), da secretária de Saúde de Votuporanga, Fabiana Parma, Marão esteve com a diretora da DRS XV (Diretoria Regional de Saúde), Claudia Monteiro Ferrazzi Ferreira, para discutir o retorno do serviço de neurologia/neurocirurgia para a Santa Casa local. “Considero que este é o maior pleito da Santa Casa, que é um hospital estruturante, referência em alta complexidade; é também um desejo muito grande da população”.
O prefeito aponta ainda que há um gasto muito grande do município e hospital para a transferência dos pacientes que precisam deste tipo de serviço e são encaminhados para São José do Rio Preto. “Por aquilo que a Santa Casa se transformou e pela estrutura que, precisamos que ter um atendimento de neurocirurgia”.
Marão ressalta, porém, que o município só conseguirá o retorno do serviço caso o Governo do Estado for sensível a esta causa. “Temos nosso embaixador em São Paulo que será fundamental nesse processo, o deputado Carlão Pignatari, ele foi a pessoa responsável por a Santa Casa ser estruturante, tem se colocado como defensor do hospital e temos uma reunião com ele essa semana para definir o cronograma das ações. Temos que aproveitar a força do Carlão na Assembleia Legislativa”.
Dengue
Entre os assuntos do momento no país está o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, o prefeito aproveita o programa de rádio para fazer um alerta à população. “A não ser que em uma semana mude nosso quadro, a nossa meta é fechar o ano dengue, que começou em julho desse ano e termina em junho de 2016, com menos de 100 casos de dengue, bem diferente, infelizmente, das cidades de nosso entorno. Para isso, precisamos nos conscientizar que cada um deve fazer a sua parte, limpar o seu quintal e não deixar água parada para que consigamos juntos vencer essa batalha importante para que a cidade não tenha casos de zika e chikungunya”.