Adriano Borges relembrou que discussões
sobre SUAS foram realizadas em Votuporanga
A Prefeitura de Votuporanga realiza o Seminário Municipal de Proteção Social Básica nesta semana, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam em entidades e rede intersetorial da cidade. Na abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (14/12), no Centro Social, as lideranças ressaltaram os avanços da política de Assistência Social e os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O prefeito Junior Marão ressaltou que Votuporanga se destaca na área social, como uma das cidades que mais investem no segmento. Ao todo, são 6% do orçamento. “Isso reflete na qualidade de vida. Recentemente, o Firjan divulgou que somos o 7º município mais desenvolvido do Brasil, aumentando nossa responsabilidade”, afirmou.
O secretário de Finanças, Controladoria e Modernização de Votuporanga, Egmar Marão, enfatizou que em Votuporanga a área social é prioridade. “A Assistência Social é tão importante quanto obras, educação e saúde. Com a crise que assola o Brasil, a área social terá muito trabalho, pois as pessoas dependerão ainda mais do poder público”, falou.
Representando a secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Adriano Borges, relembrou que discussões sobre SUAS foram realizadas em Votuporanga. “Foram feitas rodas de conversa na construção do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.
O coordenador de Proteção Social Básica do município, Anoel Magri, ressaltou que nesta semana serão comemorados os 10 anos do Sistema Único de Saúde (SUAS).
Representando a Câmara Municipal, o vereador Douglas Lisboa, afirmou que acompanha a política de Assistência Social desde 2004, quando foi eleito conselheiro tutelar. “De lá para cá, foi possível notar a melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou.
Participaram do primeiro dia do evento os municípios Ouroeste, Riolândia, São João de Iracema, Jales, Fernandópolis, Nhandeara, Turiúba, Turmalina, Nova Luzitânia, Paranapuã, São Francisco e Cosmorama.
O segundo dia de Seminário será voltado para as atividades simultâneas, na Faculdade Futura.