Ela foi criada no dia 22 de dezembro de 1943, com decreto de Dom Lafayette Libanio, sendo desmembrada da paróquia de Cosmorama e instalada 3 dias depois, em 25 de dezembro.
Ontem, dia 22, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida completou 72 anos de fundação. Ela foi criada no dia 22 de dezembro de 1943, com decreto de Dom Lafayette Libanio, sendo desmembrada da paróquia de Cosmorama e instalada 3 dias depois, em 25 de dezembro. Ao criar a paróquia, Dom Lafayette a confiou sobre a proteção de São Pascoal Bailão.
Após pedidos da comunidade paroquial, em 1947, o bispo confirmou Nossa Senhora Aparecida como padroeira da paróquia, em substituição a São Pascoal Bailão, pois antes da criação da paróquia havia a Capela de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro pároco foi o franciscano Frei Francisco Xavier e, desde 2011, a paróquia é administrada pelo padre Gilmar Margotto, o primeiro votuporanguense a ser pároco da comunidade.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida foi a primeira a ser criada em Votuporanga e dela se originaram as demais. Além dos Frades Menores, a paróquia foi pastoreada por 30 anos pelos Freis Capuchinhos, cuja lembrança deixaram até hoje, principalmente o Frei Arnaldo e, posteriormente, pelos padres diocesanos.
Atividades
Ao longo desses anos, foram realizadas inúmeras atividades, com destaque para as Missas Solenes, encontros, retiros, quermesses e leilões. Muitas crianças e adultos receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Matrimônio e Unção dos Enfermos. Além disso, muitos padres foram ordenados na paróquia, entre eles o padre Gilmar, além da ordenação de 4 diáconos permanentes: José Roberto, Lécio, Nilton e Massão (em memória). A Paróquia destaca-se também na área social, mantendo a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo), que acolhe muitas pessoas em situação de rua, além do combate à desnutrição e mortalidade infantil, desenvolvida pela Pastoral da Criança e o trabalho dos Vicentinos, que auxiliam as famílias carentes.
Marco histórico
Um grande marco nestes 72 anos foi a construção da Igreja Matriz, cartão postal da cidade, que foi inaugurada em 1958, desenhada em estilo neogótico e a única da região com duas torres.