A fiscalização encerrou nesta semana, entretanto é dever do proprietário manter áreas limpas o ano todo
A Prefeitura de Votuporanga orienta os proprietários de terrenos sobre a limpeza de suas áreas. A Secretaria Municipal da Cidade encerrou as fiscalizações nesta semana, percorrendo 11.300 lotes, sendo que 510 autuações de limpeza e multa foram feitas. Entretanto, é dever dos donos de terrenos mantê-los limpos, segundo legislação municipal.
O diretor do departamento responsável pelo serviço de fiscalização, Osmildo Botta Junior, ressaltou que as leis 1.595, de 10/02/1977, e 3407 de 08/06/2001, do Código de Posturas do Município, destacam os deveres do cidadão, incluindo a limpeza de terrenos. “Os lotes baldios são os maiores vilões por conter a proliferação de insetos nocivos à saúde pública o que implica na adoção de medidas mais rígidas, como a autuação dos proprietários de lotes transformados em verdadeiros depósitos de entulhos e lixos, espalhados pela cidade”, disse.
Osmildo explicou que a Secretaria da Cidade faz triagem de terrenos três vezes por ano. A última foi realizada de três de novembro a 14 de dezembro. “Caso haja denúncia de algum morador ou a equipe de fiscalização detectar irregularidade, o proprietário é notificado”, alertou. Para denúncias de lotes sujos, o telefone da Ouvidoria Municipal é o 0800-770359 ou o contato da Secretaria da Cidade: 3423-1732.
Para os proprietários de terrenos sujos, serão cobradas a multa de 80 UFM (R$ 234,87), mais a taxa de limpeza (R$ 0,36 o m²).