órgão enviou nota ao jornal A Cidade explicando as razões das dispensas.
Leidiane Sabino
A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) do estado de São Paulo mantém uma equipe de trabalho em Votuporanga. A função é promover o efetivo controle das doenças transmitidas por vetores e seus hospedeiros intermediários no Estado. O problema é que, segundo o vereador Osvaldo Carvalho, 15 funcionários da Sucen perderam o emprego na cidade. O órgão enviou nota ao jornal A Cidade explicando as razões das dispensas.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que não houve “demissão” ou “exoneração” de agentes, mas término de contrato temporário de trabalho.
“No entanto, haverá nova contratação de agentes para repor o quadro da Sucen. Além disso, o governo do Estado lançou nesta semana o Plano Estadual de Combate às Arboviroses, uma força-tarefa que contará com um esquadrão de homens da PM e da Defesa Civil de São Paulo atuando para exterminar focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, por todo o Estado de São Paulo”, explicou a Secretaria de Saúde por meio de nota.
Para o vereador Osvaldo a mudanças de funcionários vem em hora errada, justamente quando o povo se preocupa com dengue, zika, escorpião, entre outros insetos. “Esta é também uma preocupação dos próprios funcionários da Sucen. Agora, depois de pressão, conseguimos que eles façam uma nova contratação, mas não deveriam ter dispensando as pessoas agora”, disse Osvaldo.
A Sucen opera de forma articulada com os vários órgãos e instâncias que participam do Sistema Único de Saúde, pactuando os programas de controle das doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários entre elas: malária, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, dengue, febre amarela e febre maculosa e outras doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológica. Colabora em programas de pesquisa e ensino, e divulga tanto as informações referentes aos programas quanto às referentes à pesquisa e de ocorrências epidemiológicas.
A Sucen também desenvolve atividades de informação, educação e comunicação, visando mobilizar a população para participar das atividades de controle de vetores e hospedeiros intermediários.