Junior Marão afirma que sem um subsídio do Governo Federal, não é possível viabilizar o serviço serviço.
Leidiane Sabino
A expectativa dos votupo-ranguenses para que a cidade recebesse voos diários para a capital São Paulo esfriou depois que o prefeito Junior Marão esteve com os representantes das maiores empresas de aviação do país e ouviu que havia a intenção de realizar os trabalhos na cidade, porém, era preciso que o governo estabelecesse primeiro um programa de incentivo de aviação regional.
“Quero que tudo de melhor possa vir para Votuporanga, a questão do voo comercial aconteceu em um momento econômico importante do país, o Governo Federal lançou um programa de incentivo ao desenvolvimento de aeroportos regionais. O Governo do Estado gastou mais de R$5 milhões em nosso aeroporto, o segundo passo era ter uma empresa interessada em oferecer o serviço, achamos a Brava Linhas Aéreas, que deu entrada nas documentações na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), demorou para sair a aprovação e, quando saiu, a empresa teve um problema, o país entrou em dificuldades e a situação foi retraída”, disse Junior Marão.
O prefeito esteve com representantes da Gol, Avianca, Azul, Passaredo, praticamente todas elas se mostraram interessadas, porém, sem um subsídio do Governo Federal, não é possível viabilizar o serviço.
“Espero que isso ainda aconteça, talvez não seja no ano que vem nem no próximo, porque o Brasil precisa voltar à condição de desenvolvimento. Nesse momento, Votuporanga ter um voo é bastante difícil, mas em um futuro próximo pode acontecer”, declarou.
Brava
A empresa Brava Linhas Aéreas havia anunciado que entraria em operação no município em 2012. “A empresa cumpriu todos os procedimentos e conseguiu a liberação junto à Anac, que era o mais difícil. Nos painéis do aeroporto de Congonhas aparecia o voo para Votuporanga. Porém, infelizmente, a Brava teve dificuldades financeiras e suspendeu novos investimentos”, explicou.
A Brava Linhas Aéreas disponibilizaria uma aeronave de 30 lugares. De acordo com levantamentos, 40% das pessoas que embarcam em São José do Rio Preto passam por Votuporanga.