O tenente Silvestre do Corpo de Bombeiros de Votuporanga orientou sobre manuseio e ferimentos com o artefato
Corpo de Bombeiros afirmou que os artefatos devem ser manuseados de acordo com os rótulos do fabricante (Foto: Reprodução)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O mês de junho no Brasil é conhecido pelas festas caipiras, as tradicionais festas juninas. Assim como comidas e danças típicas, as pessoas também costumam usam fogos de artifícios para iluminar o céu e celebrar os santos, como Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Porém, apesar destes artefatos embelezarem à noite, se manuseados de forma incorreta, podem causar grandes transtornos.
Em conversa com o jornal A Cidade, o tenente Marcos Silvestre, do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, contou que nesta época do ano, as ocorrências com queimaduras envolvendo fogos de artifício aumentam, bem como amputações de membros, danos nos olhos e aparelho auditivo, não só na cidade, mas em todo o país.
Questionado sobre o número de casos, o tenente afirmou que não possuem “estatísticas sobre este tipo de ocorrência, porém as crianças ainda são as maiores vítimas de ocorrências”.
Para quem estiver organizando uma festa junina e for adquirir os fogos de artifícios, a recomendação do Corpo de Bombeiros de Votuporanga é para a verificação inicialmente do estabelecimento comercial onde será realizada a compra, para saber se possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o que presume que atende aos requisitos mínimos de segurança para o armazenamento dos fogos de artifício.
“As pessoas devem manusear estes artefatos de acordo com as recomendações do fabricante, normalmente estas informações constam no rótulo do produto. Verificar a data de validade do produto. Jamais devem ser manuseados por crianças (a não ser os traques de massa)”, explicou.
O tenente Silvestre ainda alertou que os fogos de artifícios não devem ser abertos ou manuseados de outra forma, na tentativa de criar novos artefatos, o que pode ocasionar demais acidentes.
Acidentes
Em caso de queimadura leve, a orientação é que a pessoa lave o ferimento com água corrente e limpa. Para os ferimentos mais graves, o munícipe deve procurar atendimento médico imediato ou chamar o Corpo de Bombeiros pelo atendimento via 193.
É importante ressaltar que não se deve colocar nenhuma substância no ferimento, tampouco tentar retirar as roupas que eventualmente estão grudadas no ferimento. E jamais utilizar fogos de artifícios quando estiver ingerindo bebidas alcoólicas.