Mulher ficou sob escolta policial na Santa Casa de Rio Preto (SP) e agora foi levada para unidade prisional de Tupi Paulista, onde poderá ficar com a criança.
Mulher deu à luz na Santa Casa de Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM
A mãe que foi presa logo após dar à luz na Santa Casa de São José do Rio Preto (SP) foi levada para a unidade prisional de Tupi Paulista (SP) depois de receber alta do hospital nesta terça-feira (18)
A jovem de 27 anos recebeu escolta policial no hospital logo após dar à luz a um menino. Segundo a Polícia Civil, ela era procurada por tráfico de drogas e tinha um mandado de prisão expedido deste 2 de abril desde ano.
Os policiais foram até o local e souberam que a suspeita já estava na sala de cirurgia. Com isso, uma escolta policial foi solicitada para ficar no quarto até que ela tivesse alta e pudesse ser levada presa.
Segundo o que o defensor público Júlio Tanone disse ao G1 nessa quarta-feira (19), como a advogada da mulher não foi encontrada, ele entrou com pedido na Justiça para ela mulher fosse levada para Tupi Paulista, onde poderia ficar com a criança.
“Temos um programa que se chama Mãe em Cárcere e o programa visa garantir observância das garantias dos direitos de puérperas, gestantes e bebês para que não haja separação, tenha amamentação e o convívio”, afirma o defensor.
Tanone explica que como havia a intenção da mãe de ficar com a criança foi pedido a transferência imediata, evitando burocracia e que poderia separar a mãe e o bebê caso ela fosse para outro presídio.
“A unidade de Tupi Paulista tem estrutura para acolhimento de mães e bebês. Por isso ela foi transferida para lá, evitando a separação deles”, diz Tanone.