De acordo com a prefeitura, medida mais rígida foi tomada por causa do crescimento nos números de casos confirmados de coronavírus, internações e mortes
Fiscalização será feita por funcionários da cidade com o apoio da Polícia Militar (Foto: Sebastião Moreira/EFE)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Cardoso publicou um decreto que tornou mais rigorosa a punição para quem não usar máscara no município.
A partir de agora, quem for flagrado sem o item de proteção contra o coronavírus em qualquer lugar público será multado em aproximadamente R$ 290,90.
Ainda segundo a Administração, o Departamento de Fiscalização Tributária do município, junto a uma Equipe Tática da Vigilância Sanitária, vai ficar responsável pela fiscalização. As equipes também contarão com o apoio da Polícia Militar.
Medida rígida
A Prefeitura também informou que a medida mais rígida foi tomada por conta do crescimento nos números de casos confirmados, internações e mortes causadas por Covid-19.
Até o momento, o município somava 505 moradores contaminados pelo coronavírus. Desses, 18 morreram e nove estavam internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Decreto
A medida faz parte do decreto municipal nº3.564, que estipulou medidas mais restritivas de caráter temporário, emergencial e de prevenção no contexto da pandemia, com objetivo de conter o avanço de novos casos.
O decreto determinou o lockdown, ou "toque de recolher", no município a partir das 20h (até as 6h) e aos finais de semana, seguindo as diretrizes do governo estadual.
Além disso, o decreto estipula que pessoas positivadas com Covid-19 que forem flagradas circulando pela cidade serão multadas em R$ 1.454,50.
Outras medidas
O município tem adotado medidas com o objetivo de evitar a circulação de pessoas desde o início da pandemia do coronavírus.
Entre essas medidas, estão a interdição da prainha e a proibição de aluguel de ranchos e casas de veraneio.