No mesmo dia, Fernandópolis registrou a menor taxa de umidade relativa do ar e a menor temperatura deste ano (Foto: Prefeitura de Fernandópolis)
Da redação
A estação climatológica do Ciiagro, da Universidade Brasil de Fernandópolis, registrou, na terça-feira (20), 13,46% de umidade relativa do ar. Esse foi, até o momento, o menor índice registrado no município deste ano.
Além disso, os fernandopolenses enfrentaram um frio de 5ºC na madrugada de terça. Essa também foi a menor temperatura registrada no município neste ano, até o momento.
Recorde
O recorde registrado pelo sistema em Fernandópolis ocorreu em 2010, quando os indicadores apontaram apenas 7% de umidade relativa do ar. Normalmente, esse tipo de registro meteorológico ocorre somente nos meses de agosto e setembro.
A situação fica mais complexa com o agravamento da estiagem. Até este mês, choveu apenas 44% do previsto para os sete primeiros meses de 2021.
"Estamos com a nossa equipe em alerta máximo. Essas condições climáticas são grandes facilitadoras para que tenhamos incêndios de grandes proporções, principalmente na área rural. Por isso, pedimos a atenção máxima da população, para evitar ações que possam prejudicar o meio ambiente e a nossa comunidade", destacou o coordenador da Defesa Civil de Fernandópolis, Edmar de Oliveira.
Dicas para lidar com a umidade baixa do ar:
- Mantenha-se hidratado;
- Consuma alimentos saudáveis;
- Umidifique o ambiente;
- Combata o ressecamento das vias aéreas;
- Evite a exposição solar;
- Não faça atividades físicas nos horários mais secos;
- Hidrate a pele;
- Faça um bom controle ambiental em sua casa;
- Evite locais fechados.
(Fonte: Prefeitura de Fernandópolis)