Foi encontrada uma gaiola com uma ave da fauna silvestre nativa da espécie Coleirinho-Papa-Capim
As 57 aves capturadas passaram por avaliação de um veterinário e foram levadas de volta para a natureza (Foto: Divulgação/PM Ambiental)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Um homem foi multado em R$ 28,5 mil pela Polícia Ambiental após ser flagrado capturando pássaros silvestres com alçapão no interior de sua residência, em Santa Clara D'Oeste.
De acordo com a ocorrência, na residência do homem foi encontrada uma gaiola com uma ave da fauna silvestre nativa da espécie Coleirinho-Papa-Capim, a qual estava sendo utilizado como “chama”, além de um alçapão acoplado e armado junto à gaiola.
Também foram encontradas outras gaiolas e dois viveiros com diversas aves nativas aprisionadas, totalizando 32 Coleirinhos-Papa-Capim e 25 Canários-da-Terra-Verdadeiro.
O homem disse à polícia que capturou todas as aves no próprio quintal e ainda tentava capturar outras, com a intenção de levá-las para o seu estado de origem, a Bahia.
Diante disso, ele foi multado em R$ 28,5 mil, “por apanhar espécimes da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente”, sendo apreendidos os viveiros, as gaiolas e o alçapão, que ficaram depositados na Base Operacional de Santa Fé do Sul.
As 57 aves foram avaliadas por um médico veterinário que atestou estarem em estado bravio e aptas para soltura, sendo então as aves levadas de volta para a natureza.