Quem tomou a primeira dose há 56 dias (oito semanas), já pode ir ao Cento de Vacinação para receber completar seu esquema vacinal
Com essa antecipação, quem recebeu o imunizante da fabricante até o dia 05 de agosto pode completar seu esquema vacinal na cidade (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
Da redação
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Valentim Gentil inicia nesta quinta-feira (30) a antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas que tomaram a primeira há, no mínimo, 56 dias (oito semanas). Isso significa que quem recebeu o imunizante da fabricante até o dia 05 de agosto já pode completar seu esquema vacinal.
Para atender essa demanda, o Centro de Vacinação Covid-19, anexo à Unidade de Saúde do Jardim Ypê, que funcionará com horário ampliado hoje. O atendimento para aplicação do imunizante será das 8h às 18h. Para receber a segunda dose, é obrigatório apresentar o cartão de vacina da primeira dose e documentos pessoais.
A Prefeitura também ressaltou que o imunizante chega ao município de maneira gradual e é encaminhado pelo governo estadual. Assim, novos públicos serão incluídos e chamados para a segunda dose da vacina conforme as doses chegarem.
Doses de reforço
O município também recebeu, nesta semana, novas doses de vacinas contra a Covid-19, encaminhadas pelo governo estadual para aplicação do reforço em idosos de 60 anos para cima. Este público deve procurar o Centro de Vacinação.
Além dos idosos a partir desta faixa etária, inclui-se no plano de aplicação pessoas com alto grau de imunossupressão. Para este público, é necessário a apresentação de atestado médico.
Segundo a Prefeitura, a dose de reforço do imunizante é importante para a pessoa adquirir uma proteção maior contra o coronavírus.
Vale ressaltar que para os idosos receberem a dose de reforço, é preciso que tenham completado seu esquema vacinal há, pelo menos, seis meses. No caso das pessoas com alto grau de imunossupressão, esse intervalo é de 28 dias.
Ainda de acordo com a Prefeitura, não é necessário agendamento para receber a dose de reforço da vacina.