Governador de São Paulo participou, no fim de semana, de evento do PSDB em Rio Preto, antes das prévias da legenda
Doria recebeu uma carta de apoio de 350 prefeitas, prefeitos e vices da região (Foto: Governo do Estado de SP)
Em evento do PSDB em Rio Preto no fim de semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu uma carta de apoio de 350 prefeitas, prefeitos e vices da região. O documento foi entregue pela Associação Paulista de Municípios (APM) durante o encontro de filiados para consolidação do nome do tucano como pré-candidato à presidência da República pelo PSDB em 2022. Dentro da legenda, Doria concorre com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, o qual pode abrir mão da vez e apoiar o paulista ou o gaúcho. A prévia partidária, está marcada para 21 de novembro.
A carta foi entregue pelo presidente da associação, Fred Guidoni, ex-prefeito de Campos do Jordão. “Esta carta é fruto de reconhecimento do trabalho dessa cúpula Doria e Rodrigo Garcia (vice-governador) ”, disse. “(Doria) Trouxe a vacina para salvar a vida não só de São Paulo, mas do Brasil”, completou ao referir-se à Coronavac, do Instituto Butantan, que deve ser a principal bandeira do governador para concorrer ao Palácio do Planalto.
O encontro dos tucanos foi realizado no Ipê Park Hotel, entre Rio Preto e Cedral, região estratégica do Estado para o governador, com 17 mil filiados – 2,2 mil só em Rio Preto. Cada filiado foi recebido com botton, bandeirinha do Brasil com vareta e material de campanha interna de Doria. Com luzes e ao ritmo de samba, o tucano foi recebido por filiados de cerca de 90 dos 96 municípios da região – um total de 630 pessoas sentadas, segundo a organização.
Doria disse estar convicto que será o escolhido, apesar da disputa, sobretudo, com Leite. O governador gaúcho, que inclusive cumpriu agenda esse fim de semana na capital paulista, tem o apoio velado da direção nacional do PSDB e de nomes como Aécio Neves, em Minas Gerais. “Venceremos em São Paulo, com Rodrigo Garcia e venceremos no plano nacional. Disputamos para vencer”, disse em referência as prévias de 2016 (eleito prefeito de São Paulo) e 2018 (eleito governador do Estado).
O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, afirmou que São Paulo representa um terço dos filiados do País e tem força “expressiva” para a decisão. “São 300 mil filiados e hoje 99,3% dos prefeitos e vice prestam apoio ao governador nas prévias”, afirmou.
Fora do Estado, Doria está em caravana em busca de apoio. "Estava em Sergipe, onde recebi apoio exponencial. Já fui a 16 estados e pretendo visitar 22, o restante com encontros virtuais. Vamos disputar a terceira via no País", afirmou.
No caso de Rodrigo Garcia, o maior desafio será em 2022. O vice-governador foi o único inscrito na disputa interna do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes. Nomes, como o do ex-governador Geraldo Alckmin, que deve sair do PSDB no próximo mês, e de Fernando Haddad (PT), estão como preferidos nas pesquisas. “Naturalmente, os candidatos mais conhecidos são os mais intencionados no voto, o que não se constata no momento seguinte. Tenho convicção que temos muita coisa a apresentar”.
*Com informações do Diário da Região