Reunião foi promovida pelo Stiapg (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Pontes Gestal) para discutir sobre os rumores do fechamento de uma usina sucroalcooleira
Depois da reunião, as autoridades elaboraram um documento para solicitar esclarecimentos à usina sobre os rumores (Foto: Divulgação)
Da redação
Autoridades do Executivo e Legislativo da região participaram de uma reunião promovida pelo Stiapg (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Pontes Gestal), intermediada pelo presidente Edivaldo Pereira, para discutirem sobre os rumores do fechamento da usina sucroalcooleira BP-Bunge Usina Guariroba.
Compareceram nesta reunião representantes dos poderes dos municípios: Américo de Campos, Cardoso, Pontes Gestal e Riolândia.
De acordo com o presidente do sindicato, a reunião foi organizada por conta da crescente especulação e, também, em razão do número total de empregados que seriam afetados caso os rumores se confirmassem.
O fechamento ocasionaria, ainda segundo Edivaldo Pereira, um grande efeito negativo para toda a economia da região, pela massiva perda de postos de trabalho diretos e indiretos.
Outro fator que impulsionou os rumores foi a recente a desativação da Fazenda Guariroba, conhecida como “Fazenda dos Ingleses”, no munícipio de Pontes Gestal, que causou impacto econômico e social para tanto no município quanto no seu entorno.
Esclarecimentos
Mediante o encontro, foi elaborado um documento técnico, subscrito pelas autoridades políticas com a assessoria do advogado Tiago Vieira Caproni, por meio do qual o sindicato vai protocolar, junto à diretoria executiva da empresa, uma solicitação de reunião para que os rumores sejam esclarecidos.
Uma vez que a situação for elucidada, o sindicato informou que vai permanecer diligente em manter a classe trabalhadora e demais interessados atualizados sobre o desenrolar dos acontecimentos.
As autoridades que compareceram à reunião foram: Esmeraldo Cristiano Carolino, prefeito de Pontes Gestal; Jair Cesar Nates “Tucura”, prefeito de Cardoso; Célio Aparecido dos Reis, vereador de Cardoso; Mário Cazu Fidioca, vice-prefeito de Riolândia; Humberto Franco Guimarães, procurador de Riolândia; Osvaldo Antônio de Caires, presidente da Câmara Municipal de Américo de Campos; e Mailton Luiz Batista de Carvalho Morais, vereador em Américo de Campos.
*Com informações de Edivaldo Pereira