Objetivo do Programa Melhor Caminho, do governo estadual, é melhorar o escoamento agrícola por meio da recuperação das estradas
Prefeito de Valentim Gentil, Adilson Leite (PSDB), assinou o convênio do Programa Melhor Caminho, lançado pelo governo do Estado (Foto: Prefeitura de Valentim Gentil)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Leite (PSDB), assinou o convênio do Programa Melhor Caminho, lançado recentemente pelo governo do Estado de São Paulo em Rio Preto.
O objetivo do programa é melhorar o escoamento agrícola no estado por meio da recuperação das estradas rurais. E na ocasião, o prefeito estava acompanhado do secretário de Esportes, Lazer e Comunicação, Gilmar Sobrinho.
O encontro também contou com a presença do governador João Doria (PSDB); do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB); do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; dos deputados federais Geninho Zuliani (DEM) e Arnaldo Jardim (Cidadania), além de outras lideranças estaduais e regionais.
O programa
A ideia do programa é buscar o desenvolvimento da zona rural, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária, além de diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. Com o Programa, a trafegabilidade e a segurança nas estradas serão beneficiadas.
“As obras do Melhor Caminho já começam neste mês de outubro, com geração de 2 mil empregos diretos nas obras dos 5 mil km de estradas do Programa”, disse o governador João Doria.
O Secretário Itamar Borges ressaltou que o Melhor Caminho é uma reivindicação de todas as partes envolvidas, como produtores rurais, cooperativas, associações, agroindústrias, empresários, municípios, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
“O Melhor Caminho existe desde 1997. Em 21 anos atendeu 12 mil km de estradas rurais, aproximadamente 500 km por ano. Agora, com o Novo Melhor Caminho, atenderemos 5.000 km de estradas rurais em apenas 1 ano, o que é 10 vezes mais, e tudo isso graças ao governador João Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia”, disse Itamar Borges.