Criada a partir de um poema do dramaturgo Herácliton Caleb, espetáculo aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances
Na peça, dois jovens se conhecem em uma cafeteria e vivem uma trajetória amorosa, cujas fases são comparadas às de um café sendo feito (Foto: Divulgação/Companhia dos Solilóquios)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
O Sesc de Rio Preto exibe, entre esta sexta-feira (22) e domingo (24), a peça de teatro “Café”, da Companhia dos Solilóquios. A peça foi criada a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb.
O espetáculo aborda as expectativas e rituais de passagem dos romances juvenis para a fase adulta, com verdade e empatia, convidando o público de todas as idades para um momento de aproximação com o universo juvenil. A direção e a dramaturgia são de Bruna Vilaça, enquanto a atuação ficou a cargo de Felipe Herculano e Weslley Nascimento.
"Neste momento em que as apresentações começam a voltar ao formato presencial, propomos um encontro afetivo entre jovens. Queremos que essa história de amor e seus ritos de passagem cheguem até as pessoas levando sabor e energia, assim como um bom café", comentou o grupo.
Sinopse
No palco, dois jovens se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito.
O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor que, através de analogias sobre café, conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo.
A encenação transpassa o convencional teatro realista, misturando linguagens como artes plásticas, dança-teatro e musicalidades, facilitando a aproximação e a conexão entre a obra e o público.
A peça já circulou em mais de 60 apresentações, desde 2019 até o presente momento. A obra se classificou entre as três melhores peças para jovem do primeiro semestre de 2019, pelo crítico Dib Carneiro Neto.
Espetáculo
Os ingressos podem ser comprados pela internet, na
página do Sesc de Rio Preto, e presencialmente, na bilheteria do Sesc. O teatro terá capacidade reduzida – com assentos bloqueados e intercalados, por conta dos protocolos sanitários da Covid - e a entrada de menores de 16 anos só será permitida se estiverem acompanhados do responsável e munidos com a documentação.
Além disso, as pessoas com idade a partir de 12 anos devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos a primeira dose. O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.
Ainda sobre as regras para assistir ao espetáculo, o uso da máscara é obrigatório durante toda a permanência na unidade, que também vai oferecer aferição de temperatura antes do acesso.
A página do Sesc Rio Preto traz a lista completa de orientações e regras para frequentar a unidade e assistir ao espetáculo.