Para Adilson, o ano foi de desafios e perdas de pessoas queridas, porém, foi um período também de superação
Adilson Leite, prefeito de Álvares Florence, foi o convidado da Cidade FM para um balanço sobre sua gestão (Foto: A Cidade)
Da redação
A
Cidade FM prosseguiu, na quinta-feira (23), com a série de entrevistas com os prefeitos da região para um balanço do primeiro ano de gestão. O convidado, dessa vez, foi o prefeito de Álvares Florence, Adilson Leite (DEM), que comemorou os resultados que sua gestão alcançou em 2021 e traçou suas metas para 2022.
Para Adilson, assim como disseram também o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSDB) e de Parisi, Oclair Bento (PSDB), o ano foi de desafios e perdas de pessoas queridas, porém, foi um período também de superação.
“Foi um ano difícil. Nós, enquanto gestores buscamos aquilo que podíamos fazer, na medida do possível. Investimos em equipamentos, medicamentos, na adequação de leitos para que nossa população pudesse ser atendida. Enfrentamos com coragem, muitas vezes desesperados, mas com coragem e determinação para superarmos esses desafios”, disse.
Na luta contra a pandemia, aliás, Adilson Leite relembrou a montagem, em tempo recorde, de uma unidade 24 horas para acolher os moradores de Álvares Florence, quando não havia um único leito de UTI disponível em todo o Estado.
“Compramos respiradores, alugamos respiradores, equipamentos, a Converd nos doou um respirador e montamos uma semi-UTI praticamente, dentro do município com as instalações mínimas que a gente podia fazer. Criamos o Plantão 24h, que inclusive já ficamos com ele implantado no município. Conseguimos salvar vidas, tivemos percas sim, que não tivemos condições, mas uma grande maioria conseguimos salvar. Foi um investimento alto que nós tivemos, fechamos algumas torneiras para manter essa aberta. Tivemos que parar coisas que queríamos fazer para investir na saúde, porque o que a gente queria era salvar vidas e valeu cada centavo”, completou.
Gestão
Questionado sobre as finanças do município, Adilson recordou que encontrou o caixa da Prefeitura “redondo” e implementou uma política de contenção de gastos, contudo, sem permitir que a população fique desassistida em nenhum setor.
“Fizemos a lição de casa, trabalhando. Sempre falo, dois mais dois são quatro e não adianta querer que seja cinco, que não é. Trabalhos seguros, com economia na compra, não desperdiçando e com isso conseguimos fazer obras com recursos próprios. Hoje nós estamos virando o ano com uma saúde financeira legal, uma ‘reservinha’ para começar o ano, tudo dentro dos conformes. A gente trabalha com os pés no chão com aquilo que se pode fazer, procuramos fazer obras boas e tenho dito que a economia não é comprar porcaria, é comprar mais barato. A gente procura atender bem e fazer com economia, isso temos feito bem e acabou sobrando um dinheiro para gente ir investindo”, afirmou.
Com essa política de economia, segundo o prefeito, foi possível já quitar a folha de pagamento de dezembro dos servidores já neste ano, além de adquirir alguns bens como uma van, carro, maquinário, caminhão, coletor compactador, entre outros, que ainda não entregaram por conta da demora na fabricação.
Obras e eventos
Além de manter a folha em dia e comprar veículos e maquinários para a Prefeitura, a gestão de Adilson Leite ainda conseguiu tirar algumas obras do papel, como a revitalização do bairro da Boa Vista, a reforma toda da praça de esportes, estádio de futebol e o portal de entrada da cidade.
“Também revitalizamos a praça, as escolas foram todas reformadas, a maioria dos prédios públicos foram reformados, o Centro que atende ao idoso, que tem piscina para hidroginástica, está terminada a reforma. Na malha rural nós fizemos a mudança de mata-burros de madeira por de ferro, recuperamos ela toda, enfim, muitas coisas fizemos com economia mesmo do município. Estamos em fase de construção de uma Policlínica, que é um sonho da minha filha que é enfermeira, com recursos próprios. O que era uma promessa de campanha, creio que até março ela já esteja pronta e entregue”, disse.
Na opinião de Adilson, no entanto, sua gestão não é marcada apenas pelas obras, mas também pela aproximação da população ao Poder Público. A Prefeitura tem promovido eventos e ações sociais com os moradores em datas comemorativas como as semanas da Criança e do Idoso.
“A ideia é mudar aquele sentimento que a cidade, a população tinha de distanciamento do poder público e até das próprias pessoas, um distante do outro. Hoje a gente está vendo que a população está mais ativa. Você sai nas praças aos fins de semana, ela está cheia e as famílias que não saiam de casa, você passa na praça e ele está sentado na mesinha ali. Tudo isso para nós é uma alegria muito grande, porque particularmente sou assim, sou das pessoas, não gosto muito do gabinete, gosto de estar no meio do povo, visitando e andando, e a minha esposa também que tem a mesma característica minha”, concluiu.