Nova estação começou no domingo (20); especialista alerta para piora na qualidade do ar em maio, quando a colheita da cana atinge o pico
Historicamente, no outono, a qualidade do ar, na maioria dos dias, fica no nível Moderado, segundo as novas diretrizes da qualidade do ar da OMS (Foto: Freepik/wirestock)
A nova estação, o Outono, começou no domingo (20) às 12h33 (horário de Brasília) e vai até às 6h44 de 21 de junho.
Segundo José Mário Ferreira de Andrade, engenheiro civil/sanitarista, especialista em ciências atmosféricas, “são boas as expectativas para a primeira semana do outono. Nesta estação, as temperaturas são mais baixas e as chuvas se reduzem. Para os meses de abril, maio e junho, são esperados em São José do Rio Preto, de acordo com a média histórica 2010/2020, 136 mm, o que representa praticamente um mês de chuvas no verão”.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou na sexta-feira (18) as previsões para a semana de 18 a 25 de março, quando se espera que as chuvas atinjam 76% da média histórica. Em Rio Preto há a previsão de 7mm, 20% da média semanal esperada (35 mm).
Qualidade do ar
Historicamente, no outono, a qualidade do ar, na maioria dos dias, fica no nível Moderado, segundo as novas diretrizes da qualidade do ar da OMS (Organização Mundial da Saúde), ressalta José Mário.
O mês de maio deve ser o mais preocupante na região noroeste por causa do pico da colheita da cana-de-açúcar.
“No mês de maio a cultura da cana-de-açúcar atinge a maturidade para a colheita. Apesar de 100% mecanizada, são comuns as queimadas acidentais e/ou criminosas, com intensas emissões de material particulado, fuligens, deteriora a qualidade do ar que dois milhões de pessoas respiram no Norte e Noroeste Paulista”.
Como foi o verão
O especialista em ciências atmosféricas explica que “no mês janeiro, segundo o Cemaden, o volume acumulado de chuvas atingiu 344 mm, o segundo janeiro mais chuvoso desde 2011, quando houve 399mm. Já em fevereiro tivemos 140 mm quando o esperado era de 175 mm. Para março, o esperado é de 156 mm. Até o dia 19 de março, houve 91 mm”.
*Com informações do site
g1