Os profissionais atenderão alunos da rede municipal e estadual do município no Departamento Municipal de Educação
O poder público, que não para de investir em educação, inaugurou uma sala de Terapia Ocupacional e Diagnóstico Bucal (Foto: A Cidade)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Álvares Florence encerrou a suas festividades de aniversário com a implantação de modernidade e o objetivo de levar dignidade para as crianças do município. O poder público, que não para de investir em educação, inaugurou uma sala de Terapia Ocupacional e Diagnóstico Bucal, em evento no Departamento Municipal de Educação, na sexta-feira (14).
Estes mais novos investimentos da prefeitura serão focados em atender alunos da rede municipal e estadual do município. É nesse contexto, que, por exemplo, o terapeuta ocupacional irá atuar a partir de alguma necessidade encontrada em aspectos pontuais ou associadas como transtornos da coordenação motora, múltipla deficiência, etc.
A sala de Terapia Ocupacional terá a profissional Ana Rafaela Modesto, que promoverá a facilitação dos processos de aprendizagem por meio de atividades e brincadeiras estruturadas e lúdicas. Tudo isso com o intuito de promover potencialidades e minimizar déficits.
Nesse sentido, Ana Rafaela trabalhará para promover, prevenir, tratar e reabilitar indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, sensoriais, neuropsicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas, por meio da utilização de atividades e ocupações humanas como recurso terapêutico.
Já a sala de Diagnóstico Bucal, que surge para atender às demandas da cidade, contará com a experiência do conhecido dentista Gilberto Barco. O local conta com cadeira odontológica, mocho e refletor para um atendimento aos escolares com privacidade e conforto.
A função desta sala é avaliação, diagnóstico e classificação de risco em saúde bucal. Também é onde é feito o planejamento para prevenção da saúde bucal. Será feito avaliação das condições bucais dos alunos e classificação de risco em saúde bucal. Esta classificação de risco nos orienta para saber se os alunos tem necessidades de tratamento odontológico, classificando os mais urgentes, os que precisam de tratamento, mas não são urgentes e os que não precisam de tratamento odontológico.
No meio das novidades e investimentos, o prefeito de Álvares Florence, Adilson Segura (União Brasil), presente no evento comemorou o resultado de mais no maior patrimônio que se pode investir, a educação, e acredita na importância do acompanhamento extra sala de aula no apoio às crianças e suas famílias.
“Estamos trazendo a população e mostrando aquilo que estamos fazendo. A educação sempre foi uma de nossa prioridade, sabemos que educação não é só sala de aula, temos que crianças que têm dificuldade, necessitam de uma atenção especial. Hoje nós estamos com um quadro de profissional para diagnosticar crianças que chegam na pré-escola. Isso já agiliza o tratamento e orientação a família”, disse ele.
O supervisor de ensino da cidade, Carlos Eduardo Fernandes Gavioli, não escondeu a felicidade com a chegada das novas salas, que possibilitará às crianças terem acompanhamentos e diagnósticos ainda mais especializados.
“Tudo isso coincide com a nossa inauguração, após um ano. A cidade tem investido muito nesse atendimento especializado e também na capacitação de profissionais para atender as crianças. A implantação das salas dialoga bem com esse momento de atenção no cuidado aos alunos”, relatou o supervisor.
O evento de implantação contou também com a presença de Elizângela Cristina Garcia, que responde como Secretária de Governo e Administração; Vanice Rosa Fernandes da Silva, a atual presidente da Câmara e Cleide Trevisan Rendeiro, que é diretora de escola.
O também diretor Ricardo de Oliveira Manoel; Silvia Regina de Oliveira Trindade, vice-diretora de escola; Aline Aparecida da Cruz, gestora escolar; Ana Paula Negrini Vicente, que atua como gestora escola; Marcelo Aparecido da Silva, coordenador pedagógico; Daniela Alessandra da Silva, que é coordenadora pedagógica; Vinícius Júnior Dal Ben, também coordenador pedagógico e participaram também os profissionais responsáveis pelas salas do Departamento Municipal.
Departamento Municipal de Educação
O Departamento, que é pioneiro entre as cidades da região, foi inaugurado há um ano e conta com diversos serviços á comunidade. Por meio da sala de Assistência Social Educacional, com a profissional Maria Fernanda dos Santos Furlan, que prevê um trabalho com equipe multiprofissional, que inclui assistentes sociais e psicólogos nas escolas, desenvolvendo ações para melhorar o ensino e a aprendizagem que atuem na mediação das relações sociais e institucionais.
A sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que é comandada por Ana Carolina da Cunha Montanhini e tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, TEA (transtornos do espectro autista) e altas habilidades/superdotação. Na maioria das vezes, esses alunos enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas regulares e precisam de um apoio especializado para garantir seu aprendizado.
Também a sala de Psicologia Escolar Educacional, que é administrada por Ana Caroline Teixeira Martins e tem papel fundamental na dinâmica da escola, além de promover a melhoria no aprendizado e detectar possíveis falhas no processo, oferecer o apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, criando assim uma relação de bem-estar entre os envolvidos.
Na sede, ainda tem a sala de Alimentação Escolar, onde Franciele Barbosa é a responsável, que realiza, por exemplo, o planejamento, elaboração, avaliação de cardápios na alimentação escolar, além de acompanhar os resultados. Outra iniciativa é que o local da preferência para o uso de produtos locais, orgânicos e/ou agroecológicos, adquiridos da agricultura e empreendedorismo familiar rural, participando do processo de licitação.
O local ainda abriga a sala de Documentação, comandada por Mônica Batista Guedes Rúbio e Elisabete de Oliveira, que é uma sala onde se realiza a digitalização de documentos da vida escolar de quem passou e quem está nas escolas de Álvares Florence.