Saidinha está na lei (Arquivo/Agência Brasil)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Na terça-feira (13), está prevista a libertação temporária de um total de 1.923 detidos na região. Apenas em São José do Rio Preto, serão soltos 1.538 presos até o dia 19 deste mês, ou seja, por um período de sete dias. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não informou quantos serão monitorados em tempo real por meio de tornozeleiras eletrônicas. Caso algum detento não retorne dentro do prazo estipulado, será considerado fugitivo.
Em Rio Preto, serão liberadas 1.487 detentas do Centro Penitenciário de Progressão Dr. Javert de Andrade (CPP) e outras 51 jovens do centro de Reabilitação Social Feminina (CRF) de Rio Preto.
Após Rio Preto, os dois maiores grupos de detentos libertados serão provenientes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém (220) e de Riolândia (149). Os menores presos libertados serão do CDP de Paulo de Faria (nove) e do presídio de Riolândia (sete).
A licença provisória é um direito previsto em lei para a execução de penas, concedido às pessoas privadas de liberdade em regime semiaberto, desde que não tenham sido condenadas por crimes hediondos que resultem em morte. O objetivo é promover a socialização. O pedido foi analisado e deferido pela Vara de Execuções Criminais (VEC).