Região
Estreias: Robô cirurgião do Hospital de Base de Rio Preto realiza as primeiras cirurgias
O robô, considerado o mais moderno de sua categoria, foi adquirido pelo hospital por um investimento de R$ 11,6 milhões
publicado em 21/07/2023
O cirurgião coloproctologista e oncológico Maximiliano Cadamuro Neto, um dos profissionais mais capacitados do hospital em robótica médica (Foto: Divulgação)
O Hospital de Base de Rio Preto deu um importante passo na área da medicina com a realização das primeiras cirurgias utilizando o equipamento de cirurgia robótica de última geração, Da Vinci Xi. O robô, considerado o mais moderno de sua categoria, foi adquirido pelo hospital por um investimento de R$ 11,6 milhões e permitirá procedimentos mais precisos e menos invasivos, trazendo benefícios para os pacientes.
Duas operações estão programadas para acontecer no mesmo dia. Pela manhã, a paciente será atendida pela rede particular, enquanto à tarde, uma moradora de Votuporanga, de 56 anos, com câncer colorretal, será a primeira a passar pelo procedimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O cirurgião coloproctologista e oncológico Maximiliano Cadamuro Neto, um dos profissionais mais capacitados do hospital em robótica médica, será responsável pela operação pelo SUS.
O Da Vinci Xi é uma plataforma robótica de última geração que oferece uma visão em 3D em alta definição e maior precisão nos movimentos, possibilitando cirurgias minimamente invasivas. Vale ressaltar que o robô não opera sozinho, mas sim com o manuseio controlado pelos médicos.
No período da manhã, o equipamento foi utilizado em uma paciente de 51 anos, residente em Nhandeara. O procedimento será conduzido pelo cirurgião geral e do aparelho digestivo Marco Ribeiro, que realizará a correção de duas hérnias e da musculatura abdominal.
Com essa nova aquisição, o Hospital de Base de Rio Preto se destaca como referência em medicina e cirurgia robótica, impactando positivamente a vida de pacientes de diversas regiões, além de ser uma oportunidade para médicos aprimorarem seus conhecimentos e habilidades no uso dessa tecnologia avançada.
Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), mantenedora do Hospital de Base de Rio Preto, destaca o compromisso da instituição em subsidiar com recursos próprios parte do valor das cirurgias robóticas para oferecer o procedimento também aos pacientes do SUS. A expectativa é que pelo menos 20% dos procedimentos robóticos sejam realizados em pacientes da saúde pública.
A cirurgia robótica tem o potencial de reduzir significativamente o tempo de recuperação dos pacientes, trazendo benefícios na qualidade de vida e bem-estar pós-operatório. A iniciativa representa um avanço na área da saúde e coloca o Hospital de Base de Rio Preto como um dos pioneiros no uso dessa tecnologia no interior do estado.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/07/estreias-robo-cirurgiao-do-hospital-de-base-de-rio-preto-realiza-as-primeiras-cirurgias-n76433