Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/08/fernandopolis-fecha-semestre-com-queda-de-35-nas-vagas-de-trabalho-n76532 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Fernandópolis fecha semestre com queda de 35% nas vagas de trabalho
De acordo com os números apresentados, houve uma queda de 35% na comparação com o mesmo período do ano anterior
De acordo com os números apresentados, houve uma queda de 35% na comparação com o mesmo período do ano anterior (Foto: Reprodução)
A divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de junho em Fernandópolis trouxe à tona uma preocupante desaceleração na geração de empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. De acordo com os números apresentados, houve uma queda de 35% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números do mês de junho são alarmantes, com a contratação de 628 trabalhadores e o desligamento de 704, resultando em um saldo negativo de 76 postos de trabalho fechados na cidade. Esse foi o segundo mês consecutivo em que a cidade registrou um resultado no vermelho, aumentando as preocupações sobre a situação econômica local.
Apesar desses dados preocupantes, é importante ressaltar que no acumulado do ano, de janeiro a junho, o saldo é positivo, com Fernandópolis criando 460 novos empregos. Esse resultado é fruto de 4.472 contratações e 4.012 demissões no período. A variação no semestre foi de 2,96%, e o estoque de trabalhadores com carteira assinada atualmente é de 16.012.
Entretanto, quando comparado ao primeiro semestre de 2022, fica evidente que o setor econômico da região desacelerou na abertura de empregos formais, apresentando uma queda significativa de 35%. No ano passado, ao fim do primeiro semestre, o saldo era de 708 postos de trabalho criados com carteira assinada, e o estoque de trabalhadores empregados era de 16.211.
O mês de junho foi especialmente preocupante, pois registrou pelo segundo mês seguido mais demissões do que contratações. Somente os setores da indústria e da construção civil contrataram mais do que demitiram, gerando um saldo positivo de 18 e 23 vagas abertas, respectivamente.
Já no acumulado do semestre, a força de trabalho foi impulsionada principalmente pelas contratações nos setores de Serviços, Indústria e Construção Civil. O setor de Serviços, por exemplo, foi responsável pela abertura de 337 postos de trabalho, enquanto a Indústria e a Construção Civil contribuíram com 178 e 60 novas vagas, respectivamente. No entanto, o setor do comércio registrou o fechamento de 106 vagas, e o setor agrícola também teve um pequeno decréscimo, fechando 9 vagas no período.
A alta demanda por vagas de trabalho em Fernandópolis é evidenciada pelo concorrido processo seletivo aberto pela prefeitura. Para preencher apenas 74 vagas na área da Educação, impressionantes 3,1 mil candidatos se inscreveram, refletindo a busca por oportunidades de emprego na cidade.
*Com informações de Jornal Cidadão
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/08/fernandopolis-fecha-semestre-com-queda-de-35-nas-vagas-de-trabalho-n76532
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco