A cidade obteve uma ótima colocação no ranking do programa Previne Brasil, do Governo Federal
Equipe da Saúde comemora desempenho (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
No último quadrimestre a saúde em Pontes Gestal foi destaque no Estado de São Paulo. O ranking do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde, mostra que no município essa área tem melhorado bastante.
Das 645 cidades do Estado, Pontes Gestal ficou na 47ª colocação no último ranking, motivo de comemoração e que mostra também que o município está no caminho certo. “Minha gestão teve início em abril, quando o município se encontrava na preocupante 424ª posição. Enfrentar essa situação foi um desafio considerável, lutando para melhorar nossa colocação no ranking, especialmente em um cenário de queda na arrecadação, onde equilibrar a gestão dos recursos de saúde sem prejudicar a qualidade do atendimento se torna cada vez mais complexo”, contou a secretária municipal da Saúde, Cássia Silva.
Na visão dela, os números não representam apenas uma ascensão no ranking, mas também refletem uma evolução significativa nessa área. Para a secretária, estar agora na 47ª posição é uma clara indicação de que os usuários do SUS na cidade estão recebendo um atendimento de melhor qualidade na atenção básica. “Entretanto, nosso desafio continua, pois manter a qualidade dos indicadores após esse avanço notável será ainda mais exigente. É um esforço diário, repleto de obstáculos, mas com uma equipe comprometida e a busca incessante por uma gestão eficiente, acreditamos plenamente que é possível alcançar esse objetivo e continuar a melhorar a saúde em nossa cidade”, concluiu.
O prefeito de Pontes Gestal, Esmeraldo Cristiano Carolino, também destacou a importância da colocação da cidade no ranking. “Fico muito feliz pelo avanço da Saúde em Pontes Gestal. Os números mostram o resultado de um trabalho realizado com dedicação e eficiência. Agradeço a Secretaria de Saúde pelo excelente trabalho realizado e a todos os servidores que trabalham para a Saúde de Pontes Gestal avançar”, ressaltou.
O Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
São sete indicadores no total: consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
O Previne Brasil, programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde, tem como um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios o pagamento por desempenho. O monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual, municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando, assim, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.