Região
Tempestade causa danos em cidades da região
Foram registrados estragos nos municípios de Cosmorama, Ouroeste, Fernandópolis, Guarani d’Oeste e Indiaporã neste fim de semana
publicado em 22/11/2023
A localização elevada das residências no sítio é apontada como um fator contribuinte para a intensidade dos ventos (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A região enfrentou no último final de semana as consequências de um forte temporal que trouxe chuvas intensas, ventos fortes e preocupação para moradores de diversas cidades. Em Cosmorama, a força da natureza se fez sentir com quedas de árvores e residências destelhadas.
A tempestade, que ocorreu na noite de sábado (18), assustou os cosmoramenses com sua intensidade. Quedas de árvores foram registradas, e várias casas ficaram destelhadas, exigindo uma rápida resposta das equipes de resgate e reparo.
Fernandópolis, por sua vez, testemunhou pontos de inundação na região do Parque Estoril. Os moradores enfrentaram dificuldades com as águas, e equipes de socorro foram mobilizadas para lidar com a situação.
Ouroeste também foi impactada pelos fortes ventos, que derrubaram árvores e chegaram a inclinar um poste, acionando prontamente as equipes responsáveis pela manutenção da rede elétrica.
No domingo, a região de Fernandópolis continuou a registrar chuvas e temporais, afetando algumas cidades. Em Santa Fé do Sul, uma árvore caiu na rodovia Euclides da Cunha (SP-320), interrompendo temporariamente o tráfego. A intervenção dos bombeiros permitiu a rápida liberação da pista.
Guarani d’Oeste e Indiaporã também foram afetadas pelas chuvas, embora com menor intensidade. Felizmente, não foram registradas vítimas nessas ocorrências, mas a população permanece em alerta diante da instabilidade climática.
‘Minitornado’ na região de Nhandeara
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Há quem diga que os ventos fortes que acometeram a região do bairro dos Portugueses em Nhandeara seja um ‘minitornado’. Pelo menos é o que afirmam os moradores das adjacências que agora precisam se recuperar dos estragos, danos materiais e com a limpeza das quedas de árvores no local.
A localização elevada das residências no sítio é apontada como um fator contribuinte para a intensidade dos ventos. Os moradores Marta Daher e Alvaro de Oliveira acreditam que duas massas de vento convergiram na região, criando as condições para o que os residentes estão chamando de 'minitornado'.
“Foi uma ventania muito forte no momento em que a chuva também chegou, não estava em casa mas nosso caseiro nos ligou quando aconteceu, acompanhamos tudo e até para chegar aqui foi um pouco difícil por conta das muitas árvores que caíram no caminho da estrada”, disse Marta.
Os incidentes, ocorridos no domingo (19), resultaram em destelhamentos e dezenas de árvores caídas ao longo da conhecida estrada do Contenda. Não houve relatos de feridos, mas os danos materiais e os transtornos ainda estão sendo contabilizados pelos proprietários de casas no local.
As equipes locais de serviços públicos trabalharam para remover os destroços e restaurar a normalidade na região afetada.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/11/tempestade-causa-danos-em-cidades-da-regiao-n77728