Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/escola-de-cardoso-suspende-aulas-apos-confirmacao-de-caso-de-meningite-viral-em-aluna-n79770 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Saúde
Escola de Cardoso suspende aulas após confirmação de caso de meningite viral em aluna
Os alunos da escola ‘Maria Olimpia Gouvêa’ voltarão às aulas na próxima segunda-feira (15) e pediatra alerta para pais prestarem atenção nos sintomas
A escola municipal ‘Maria Olimpia Gouvêa’, da cidade de Cardoso, suspendeu suas aulas por três dias após a confirmação de um caso de meningite viral em uma aluna. A medida foi tomada pela Administração Municipal após alguns alunos apresentarem sintomas semelhantes.
De acordo com o apurado, a paciente em questão deu entrada na Santa Casa de Votuporanga com sintomas de vômito e rebaixamento de nível de consciência. Após coleta de exames e do líquor, foi iniciado o tratamento com antibióticos e antivirais devido à suspeita de meningite. A paciente apresentou melhora durante a internação e o diagnóstico final confirmou tratar-se de meningite viral, nesta quinta-feira (11).
A pediatra de Cardoso, dra. Maria Paula Dezan, em um vídeo divulgado a população cardosense, explicou que não há indicação de profilaxia para os contatos da paciente, uma vez que se trata de meningite viral. “Só temos indicação de profilaxia para os contactantes das crianças que estudaram com ela ou até mesmo familiares, se fosse uma meningite bacteriana. Então, não tem necessidade de fazer nenhuma profilaxia”, explicou a médica.
Ela alertou os pais para ficarem atentos aos sintomas, como febre, vômito e dor de cabeça, e procurarem atendimento médico se necessário.
“O que a gente precisa é ficar atento aos sinais e sintomas de outras crianças. Então, essas crianças que tiverem sintomas de febre, de vômito, de dor de cabeça, precisam procurar atendimento médico. E o médico que avaliar a criança, se vê que tem algum sinal de alarme que precisa ser encaminhado para a coleta desse exame, encaminhar para o hospital de referência”, completou a dra. Maria Paula.
Em relação às vacinas, a médica explicou que é a vacina que tem disponível no SUS e também no sistema particular.
“Elas não previnem contra meningite viral, só contra meningite bacteriano. A prevenção seria realizada de outra forma, de não ter o contato, de higienização das mãos, de afastamento da escola se tiver sintomas, mas em relação à vacina, não tem o que a gente possa prevenir com vacina em relação à meningite viral”, finalizou.
As aulas na Escola Municipal Maria Olimpia Gouvêa estão previstas para retornar na próxima segunda-feira (15), conforme informações da Prefeitura Municipal de Cardoso.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/escola-de-cardoso-suspende-aulas-apos-confirmacao-de-caso-de-meningite-viral-em-aluna-n79770
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco