Da Redação
O comerciante Jurandir Augusto Gasi idealizou e colocou no papel um projeto que
pode virar realidade e movimentar o setor turístico na cidade. Ele propõe a instalação de um bondinho, como aquele conhecido, no Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.
Para ele, a cidade é carente de locais que proporcionem momentos de lazer aos
moradores. Jurandir, que não tem formação específica para desenhar tal projeto,
entrou em contato com um profissional da área que lhe disse que a ideia é viável. "O bondinho teria o mesmo sistema de um elevador comum. "Inclusive entramos em contato com a empresa Atlas, especializado no ramo de elevadores que também nos disse que é possível". O projeto foi entregue ao assessor do deputado federal João Dado, que analisará o projeto.
Beneficente
De acordo com o sonho de Jurandir, o bondinho irá compor a paisagem daquele local, que em breve receberá também um monumental Centro Cultural. "Proponho também que seja cobrado uma taxa por passeio e que o montante seja doado a entidades sociais", explica. Para Jurandir, a proposta também atrairá turistas, que movimentarão a economia local.
Boiadeira
Com a mesma facilidade com que idealizou o bondinho, Jurandir também imagina
uma rota turística pela Estrada Boiadeira, que na maioria do seu trecho preserva
construções originais da época em que era usada para escoamento de grandes boiadas. "A Vila Carvalho poderia ser usada com ponto de parada, uma espécie de praça de alimentação, onde poderia ser comercializados produtos dos artesãos locais e também alimentos feitos pelos moradores".