Movimento chegou em Votuporanga em 31 de agosto de 1960, trazida pelos legionários
J.L.Pavam
O movimento Legião de Maria, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, comemora 50 anos no próximo dia 31 de agosto, porém a celebração aconteceu domingo, com uma missa celebrada pelo bispo dom Paulo Mendes Peixoto, às 10 horas.
De acordo com o histórico apresentado na missa, "a Legião de Maria é um movimento da Igreja Católica que tem como finalidade a santificação de seus membros através da oração e de um trabalho ativo pastoral. A Legião no mundo foi fundada em 7 de setembro de 1921, em Dublin, na Irlanda. Aqui em Votuporanga chegou em 31 de agosto de 1960, trazida pelos legionários de São José do Rio Preto na pessoa da Irmã Aneluska.
A primeira presidente da Legião em Votuporanga foi a Irmã Odete Prado e o primeiro diretor espiritual, Frei Benjamin. Dentre as várias participações dos legionários locais, está a participação em vários congressos em Catanduva, Rio Preto, São Paulo e Ribeirão Preto.
"Com alegria tivemos o casamento legionário do pioneiro da Legião de Maria de Votuporanga, Domingos Olmedo e Humilde", disse a comentarista Marlene Barbin. Continuando, relatou que até 1980 havia somente a Cúria na cidade e, a partir daí, ela foi elevada à condição de Conselho Superior, tornando-se o então Comitium Mãe do Divino Pastor e criaram-se mais duas Cúrias: a Rainha da Paz e a Mãe da Divina Graça. Em Valentim Gentil, criaram-se grupos e depois se tornou Cúria denominada Mãe Amável.
"Houve um período em que a Legião precisou ser sediada na casa de Domingos Olmedo e por vários anos lá ficou até a chegada do padre Nino, que novamente nos acolheu na paróquia e até hoje a temos com alegria com nosso diretor espiritual - padre Edemur".
Marlene lembrou que dentro da Legião de Maria surgiu a vocação diaconal do José Roberto França. "Hoje temos à frente do Conselho Maior Edwaldo Magalhães, como presidente; Luiz Flores como vice; Alvina como secretária e Angelina como tesoureira." Atualmente, a Legião de Maria de Votuporanga conta com cerca de mil membros, entre ativos e auxiliares.