Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br
Dando continuidade às reuniões do Fórum de Cultura, uma comissão de artistas se reuniu na noite da última segunda-feira para levantar necessidades do setor e eleborar um planajamento para o próximo ano.
O planejamento deve incluir uma agenda oficial de eventos culturais que contemple as áreas de teatro, literatura, artes plásticas, artesanato, dança e outras.
A partir desta segunda-feira, dia 27, às 19 horas, na sede da Secretaria, o departamento de cultura vai ouviu os artistas de cada segmento separadamente, começando pela área de teatro.
Os profissionais desta área, interessados em entrar no cadastro da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, devem participar das reuniões e expor suas necessidades e ideias. Entre as principais reivindicações dos segmentos estão a criação de um espaço próprio para exposição e comercialização do artesanato local, agenda de eventos fixa e remuneração para os artistas que trabalharem nos eventos, além da oficialização de um Conselho de Cultura deliberativo, ou seja, que tenha poder de decisão.
Até o final do ano, o departamento de cultura pretende ouvir todos os segmentos e seus respectivos representantes. "Temos que usar a produção artística local para gerar renda e proporcionar que o artista sobreviva de sua arte", explica o chefe do departamento Jorge Xavier.
Para este ano, está marcado, entre os dias 18 e 24 de outubro a Mostra de Teatro local e a apresentação do Mosaico Teatral. Na mesma semana também acontecerá uma exposição de artes com o tema palhaço. Artistas interessados em expor devem procucar o departamento de cultura. O telefone é o 3405-9750.
Leia na íntegra a versão online