Da Redação
Desde a última segunda-feira, o setor de cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo está recebendo representantes de diversos segmentos artísticos para saber das necessidades e sugestões de cada um deles. Os encontros setoriais foram sugeridos no 1º Fórum de Cultura, realizado há dois meses.
Nesta semana, o primeiro encontro reuniu atores e profissionais do teatro, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura.
Entre as reivindicações do grupo está a profissionalização da classe, o investimento em formação, cronograma de apresentações, entre outras ações.
Para o ator João Ricardo Pagliarani, a reunião foi produtiva, mas houve pouca participação dos maiores interessados, os atores. "Se contabilizarmos todas as turmas que já participaram das aulas de artes cênicas oferecidas pela Prefeitura, teríamos mais de 300 atores, mas somente 15 pessoas participaram do encontro", explicou.
Segundo João, uma das principais reivindicações dos profissionais foi a oferta de cursos, workshops, e oficinas a serem oferecidas pela Prefeitura. "Fizemos uma lista com sugestões de profissionais das artes cênicas que poderiam vir até Votuporanga ministrar cursos, que serão estudadas pelo departamento", explica João.
Outro assunto debatido foi a realização da 1ª Mostra de Teatro, com quatro grupos inscritos, que acontece em Votuporanga de 18 a 24 de outubro. "A classe teatral também ficou otimista com a possível abertura de um curso de artes cênicas pela UAB (Universidade Aberta do Brasil), que também está sendo estudada pela secretaria competente".
Próximas reuniões
4 de outubro - Artesanato e Artes Plásticas
20 de outubro - Música
25 de outubro - Dança
8 de novembro - Literatura
Leia na íntegra a versão online