Da Redação
Uma pesquisa feita pelo NPD Group, nos EUA, revelou que 13 milhões de pessoas deixaram de comprar CDs em 2008. No entanto, o número de internautas que compram músicas digitais passou de 8 milhões para 36 milhões no mesmo período.
Feita com 4 mil pessoas com idade igual ou superior a 13 anos, a pesquisa mostrou que a pouca popularidade dos CDs é comum em todos os grupos. Ainda assim, entre os adolescente e consumidores com mais de 50 anos, a queda foi maior.
Para Russ Crupnick, analista da área de entretenimento do NPD Group, isso não significa que todos deixaram de adquirir o produto. “O aumento do número de downloads pagos é um indicativo positivo para a indústria, mas nem todos que deixaram de adquirir CDs estão aderindo à música digital”, ressaltou em comunicado.
De acordo com os dados, o número de dowloads legalizados cresceu 29% desde o último ano, representado 33% de todas as faixas compradas.
Ainda segundo a pesquisa, 58% dos usuários da rede declararam ter comprado CDs ou músicas digitais em 2008. No ano anterior, o índice chegava a 65%.
A consultoria aponta a crise financeira mundial como principal razão para essa mudança. Além disso, os entrevistados também reclamaram dos preços, considerado altos. Com informações do W/News
Leia na íntegra a versão online