É com muito orgulho que começo, hoje, a escrever sobre moda para vocês. Sou estilista formada a 4 anos e venho à algum tempo trabalhando em confecções e a convite do jornal A Cidade, venho com todo "gás" trazer para vocês um pouco sobre como a moda vêm acontecendo, as novidades e também algumas curiosidades sobre este fascinante mundo.
O interessante da moda é sabermos diferenciar o que é legal e o que não é para nosso bem- estar, ambiente, corpo e, principalmente, para o nosso estilo; definir estilo é outro grande fator que nunca deve ser descartado, na moda é primordial. A definição de estilo é saber colher informações que a moda propõe e se adequar à sua personalidade, nada de usar o que todos estão usando, ou que somente a moda está ditando. Estilo pode ser definido como atitude ou mesmo características das quais carregamos dentro de nós mesmos, diferente de moda, que a cada seis meses nos traz temas para a estação, diversificando-a.
Por falar em moda, tendências e propostas, venho hoje falar um pouco sobre o nosso próximo verão, que por ventura está vindo mais cedo devido às mudanças climáticas, certo?
Verão 2010
O verão 2010 propõe um clima harmonioso, delicado e muito feminino. Os tons lavados, esmaecidos compõem uma cartela de cores vasta e romântica de visual leve. As coleções vieram cheias de rendas, estampas liberty's, e o jeans que por sua vez conseguiu seu espaço se transformando em doces vestidos, saias e até mesmo look's totais, deixando qualquer mulher muito sedutora.
O universo da lingerie se torna uma fonte de inspiração para que os estilistas criem peças delicadas, utilizando tecidos fluidos e de leve brilho e caimento, como a seda e a renda. Outra grande inspiração para nosso verão é a proposta do safári, a tendência étnica aparece em tecidos rústicos, peças de alfaiataria e modelagens estruturadas, na cor verde, cáqui, vermelho e limão. Entre as peças-chave, há as famosas T-shirts (camisetas em malha cumpridas, ideais para serem usadas com leggings) e vestidos mais soltinhos, saias de cintura alta rodada, saia-tulipa e vestidos estruturados.
Pesquisas trazem como destaque o mix de jeans com jeans, os vestidos bandagem (que o estilista Herve Leger trouxe à tona) e as peças com cintura alta. Na cartela de cores, o rosa- claro e verde-água são idéias para os looks românticos, e o verde-oliva e cáqui ideais para o militarismo.
Os jeans vêm em novas lavagens e novos modelos, com recortes, detalhes em couro e ilhoses. Os formatos são variados: boyfriend, saruel, skinny (efeito afunilado no corpo) e reto. Shorts, coletes, bermudas, vestidos e macaquinhos em denim completam os lançamentos, podem apostar.
(Por Natália Careti)
Leia na íntegra a versão online