Espetáculo musical do Circuito Cultural apresenta ao público um repertório variado
Da Redação
Hoje, às 20h30, no Centro de Convenções recebe mais um belo espetáculo do Circuito Cultural Paulista, realizado em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. "Nem sol, nem lua" terá como repertório as músicas do CD que leva o nome do espetáculo, com autoria de Toninho Ferragutti e participação do Quinteto de Cordas. O show tem entrada gratuita.
Recentemente, o CD "Nem sol, nem lua" foi indicado na opinião de vários críticos como um dos 10 melhores de música instrumental de 2006 e também indicado ao Prêmio TIM. O repertório vai do jazz, passando pelo forró e a música de concerto. Toninho Ferragutti, mais uma vez, ajuda a redimensionar o papel do acordeom no esteio da música popular. Fazendo do espetáculo, que tem 60 minutos e classificação livre, um verdadeiro sucesso por onde passa.
Reconhecimento
Toninho Ferragutti é músico, compositor e arranjador e possui uma extensa participação em shows e em cds de artistas importantes no Brasil e no exterior. Seu cd Sanfonemas, foi indicado ao Grammy Latino no ano 2000 como melhor cd de musica regional. Alem do seus shows com seu trabalho autoral, vem no momento atuando em shows da Orquestra de Maria Schneider (usa), Celine Rudolf (alemanha), Maria Bethania, Monica Salmaso, Gilberto Gil, Zizi Possi,Trio 202 , Edu Ribeiro, Jovino Santos Neto entre outros.
Não foram poucos os músicos que se dedicaram ao acordeom. Muitos deles tornaram-se virtuosos no instrumento, além de criarem um repertório fundamental que enriqueceu a MPB.
Toninho Ferragutti é um destes exemplos. Músico, compositor e arranjador, desde cedo escolheu este instrumento como ferramenta de inspiração e construção de uma bem sucedida carreira. Seus primeiros acordes nasceram em Socorro, no interior do Estado de São Paulo, sua cidade natal. Foi incentivado em casa pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor de valsas, choros, dobrados e marchas. O complemento dos estudos se deu nas rodas de choro, grupos de baile, grupos de música gaúcha e gafieiras, além da formação acadêmica no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas, acrescentada de aulas particulares de acordeom, com Dante D´Alonzo, e harmonia, com Claudio Leal Ferreira.
Antes de se profissionalizar, Toninho Ferragutti cursou três anos de veterinária na UNESP de Botucatu, curso que abandonou no último ano para se mudar definitivamente para São Paulo, em 1983. Este período marca o início de sua carreira como músico profissional. Apresentou-se em programas de televisão; participou de gravações de discos e gravações de trilhas para cinema, novelas; e esteve presente em shows e gravações de CDs de grande parte dos artistas da MPB como: Gilberto Gil, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares, Dory Caymi, Joyce, Nelson Ayres, Nico Assunção, Hermeto Paschoal, Lenine, Elza Soares, Grupo Corpo, Mario Adnet, Proveta, ), Maira João e Mario Lajinha (Portugal) Seigen Ono(Japão), Antonio Placer(França).
Leia na íntegra a versão online