Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Fazer um jornal de oito páginas em espanhol. Este foi o desafio dos alunos do CEL (Centro de Estudos de Línguas) do curso de espanhol de Votuporanga que se dedicaram para o concurso "El Pais nas escolas".
O projeto é dirigido a professores e estudantes de espanhol que visa a utilização do jornal El País em sala de aula como um instrumento pedagógico que serve como complemento e reforço do aprendizado da língua espanhola. Estimula o desenvolvimento da compreensão leitora e da escrita em espanhol, fomentando hábitos de leitura e orientando os professores e alunos sobre a utilização didática da imprensa escrita.
O jornal El País desenvolve projeto semelhante na Espanha com alunos do ensino regular de nível básico e agora estende aos estudantes de espanhol como língua estrangeira no Brasil a mesma oportunidade.
Com o regulamento do concurso nas mãos, os estudantes e a professora Sandra Fortes voltaram toda a sua atenção para o tabloide. "Realizamos o trabalho como se fosse uma redação de um jornal, com assuntos atuais, artigos e editoriais", explicou a docente. E para que tudo isso fosse realizado, os alunos ficaram de maio a novembro, realizando pesquisas.
"Tivemos contato com o jornal El Pais, porque recebemos um exemplar impresso no Brasil, na escola. Analisamos o conteúdo na sala de aula para verificar como ele é feito. Além disso, visitamos o jornal A Cidade para ver in loco como um diário é feito", disse.
Sandra revela quais foram as dificuldades encontradas pelos alunos. "Creio que foi escolher quais assuntos para as notícias. Acho que escrever em espanhol, nem foi o problema, mas sim escrever textos e dividir matérias", emendou. A professora contou que o iinformativo possui informações locais como Ecotudo, revitalização da rua Amazonas e também internacionais, como o resgate dos mineiros no Chile.
O impresso do CEL de Votuporanga chama A Voces, que significa aos gritos. O material será enviado por correio para a Secretaria do Estado de São Paulo. "Ele passará por uma banca examinadora formada por profissionais do jornal e professores. Saberemos o resultado no dia 18 de novembro. O jornal vencedor será publicado pelo El Pais e será entregue em todos os CEL´s, justamente com o objetivo de divulgar a língua e a cultura", ressaltou.
Com o material já impresso, a professora de espanhol comemora o trabalho dos alunos. "A expectativa é boa. Como tinha prática em pagemaker, fizemos a arte gráfica", enfatizou. Mas para ele, mais importante do que vencer o concurso, foi ver a união de seus alunos para vencer os desafios.
Leia na íntegra a versão online