Chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo, Karina Moraes, será a presidente
O Conselho Regional de Turismo, que será empossado no fim deste mês em São Paulo, terá como presidente a chefe do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo de Votuporanga, Karina Moraes.
A nomeação aconteceu no Encontro de Regionalização realizado na última semana em Catanduva, onde estavam reunidos representantes de quatro instâncias de governanças regionais: Região Turística Águas, Cultura e Negócios (composta por 29 municípios), Região Turística Águas Vivas (com 16 municípios), Região Turística Entre Rios (com 26 municípios) e Região Turística Grandes Lagos (com 25 municípios, incluindo Votuporanga que também é sede do Fórum Granlagos).
Além de Votuporanga, participaram do encontro mais três municípios da Região Turística Grandes Lagos: Guarani D' Oeste, Fernandópolis e Riolândia. O encontro também teve a presença de Luiz Flaviano Furtado, coordenador de turismo da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e da Dirigente Regional de Turismo de São José do Rio Preto, Heloisa Helena Abud.
Na ocasião, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo determinou a criação do Conselho Regional de Turismo que será composto por quatro representantes de cada instância de governança, sendo um presidente e um interlocutor, e seus suplentes. Sendo assim, na Região Turística Grandes Lagos os representantes escolhidos foram: Karina Campos de Moraes de Votuporanga como presidente; Renata Cordeiro de Carvalho de Guarani D’ Oeste como vice- presidente; Angélica Caldeira Azadinho Nossa de Fernandópolis, como interlocutor; e Dayse
Pereira Alves de Riolândia como suplente.
A constituição do Conselho é uma adequação à política da Selt que determina a regionalização do turismo e a criação do conselho regional para apresentar em reuniões propostas e dificuldades que cada Região Turística tem para em conjunto ser solucionado. A posse do Conselho será no dia 27 de outubro no Memorial da América Latina em São Paulo.
Encontro
Durante o encontro realizado em Catanduva os representantes das quatro regiões turísticas definiram algumas ações de fomento turístico para o exercício de 2011 e 2012, entre elas, união de todos os setores (público, privado e terceiro setor) no planejamento e execução das atividades; fortalecimento dos Conselhos Municipais do Turismo; transformação do Fórum Granlagos em agência ou associação com CNPJ; maior divulgação dos produtos turísticos dos municípios; captação de verbas estaduais e federais por meio de projetos sustentáveis; e recursos para custear as despesas da Instância. Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos no setor em Votuporanga pelo telefone 3405-9750.
Leia na íntegra a versão online