Greg Gonzales estuda dependência química desde 1999; o lançamento do seu livro será no domingo
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Um livro para dependentes químicos, co-dependentes, educadores, pais, filhos e para quem quer ter conhecimento sobre drogas. Este é o intuito de Greg Gonzales, graduado e pós- graduado em História e em Comunicação e Multimídia, que estuda desde 1999 dependência química. O lançamento da obra será neste domingo, às 20h30, no Centro de Eventos Santa Luzia, com coquetel e música ao vivo.
Fugindo de bordões e frases feitas sobre o tema, Gonzales acredita que o grande diferencial de sua obra é a sua história de vida: o autor é ex-dependente químico. "O livro mostra um estudo meu que fiz em algumas clínicas de outras cidades, que são exploradores deste público. Apresento também quais lugares procurar. Não há nada de fantasioso. Há 80% de conhecimento médico e o resto, de experiência própria", disse, em entrevista ao jornal A Cidade.
Ele contou que antes de escrever o livro, esteve infiltrado em duas clínicas e internado em outras. O autor já esteve na Crenavida (Comunidade de Recuperação Nova Vida) de Votuporanga, que faz parte de sua dedicatória. "Eles fazem um trabalho incrível", afirmou. Em seus agradecimentos, Greg destaca que a comunidade o tornou mais humano e o ensinou muito. Greg ressaltou que embora a obra traga a luta do autor contra as drogas, o livro não é auto- biográfico. "Também não se trata de autoajuda. Mas acredito que tem a linguagem mais adequada para as pessoas em geral, com didática, tem uma proximidade com o leitor", emendou.
O autor enfatizou que o que lhe ajudou a publicar o livro foi a coragem dos dependentes químicos nas clínicas. "Não sou um vendedor de sonhos, nem de livros. Sonhos não vão ajudar a nós - dependentes químicos - a vencer todo o dia o mesmo inimigo, mas com certeza a realidade cortante e dolorosa sim. Quanto a vendedor de livros, as prateleiras das livrarias estão abarrotadas de literatura de autoajuda com receitas de como ser feliz, bordões e frases bonitinhas. Sou um escritor que aprendeu alguma coisa sobre drogas numa longa caminhada de idas e vindas de uso e abuso das mesmas", frisou.
O ex-dependente explicou o título. "Passou por muitos nomes. "Te ajudando a me ajudar" é porque toda vez que tento te ajudar, me ajudo em mesmo grau, pois revejo em frases, conceitos e apontamentos os caminhos aterrorizantes que não devo mais trilhar", destacou.
"O importante é a informação. Pretendo com a leitura, eliminar o medo e o preconceito das pessoas. Quero acabar com o medo distorcido de algumas coisas e, principalmente, o preconceito. O "drogado", como muitos dizem, é doente, que precisa de ajuda", complementou o autor. O livro está disponível nas bancas e custa R$ 20.
Leia na íntegra a versão online