Em comemoração ao Dia das Crianças, o Interact Club promoveu evento para conscientizar sobre os cuidados com os animais
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Eles são fofos, peludos e são considerados os melhores amigos do homem. Muitos, inclusive, são caracterizados como os seus donos. Pensando nesta relação de amizade e de carinho, o Interact Clube de Votuporanga organizou a 4ª edição do Interacão, na última terça-feira, na Praça São Bento.
O evento que era em comemoração ao Dia das Crianças, mostrou que os animais agradam os menores e os maiores de idade. Cerca de 300 pessoas participaram do concurso para eleger os cachorros mais bonitos da cidade.
Mas não foi apenas nesta categoria que os bichos de estimação foram avaliados. Uma comissão prestou atenção nos detalhes de cada participante de acordo com as classes de maior cão (macho e fêmea), menor cão (macho e fêmea), melhor traje (macho e fêmea), cão caricatura (animal mais parecido com o dono), exótico e nome mais criativo. Além do concurso, houve um passeio com os bichos e uma demonstração de adestramento pela equipe da Canil Celebrit.
Tudo para conscientizar os criadores sobre cuidados com a saúde do animal, abandono, maus tratos, entre outras. O veterinário Álvaro Rosa Peixoto também esteve na Praça São Bento oferecendo orientações para os donos dos cães.
O presidente do Interact, Arthur Arado Anzai, explicou que o Interacão existe há quatro anos. "O presidente na época, Roberto Biazi e o conselheiro Marquinhos Dores sugeriram uma programação para as crianças, associada a animais de estimação. Pensamos em algo relacionado a cachorros, que são os melhores amigos do homem", disse.
Arthur ressaltou que a preocupação é em melhor a cada ano, o evento. "Estamos sempre trazendo novidades, inclusive estamos pensando em aumentar o projeto com outros animais, como foi na categoria exótica, que abrangia outros bichos", emendou. Ele enfatizou que a relação das crianças com os cães é impressionante. " A cada ano, aumenta a participação", afirmou.
O evento teve a parceria de pet shops da cidade, Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, ACV (Associação Comercial de Votuporanga) e Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga). "A Spavo também conscientizou sobre a responsabilidade do dono do cachorro, inclusive uma parte do dinheiro arrecadado com o evento, será para a continuidade dos trabalhos da entidade", ressaltou.
Leia na íntegra a versão online