O Senai São Paulo fez o lançamento do caderno na noite de ontem para comerciantes
Da Redação
A equipe da área de moda do Senai São Paulo esteve em Votuporanga ontem para o lançamento do caderno de tendências Inverno 2011. Durante o dia comerciantes e profissionais da área textil puderam participar de workshops e atividades com o objetivo de nortear o público presente de acordo com o perfil da cidade.
Para a estilista Mariana Maciel, do Senai Bom Retiro, em São Paulo, o caderno propõe pensar as ferramentas, de acordo com o que tem de mais novo na moda, para que o profissional, de Votuporanga ou de qualquer outra cidade e região, consiga vender seu produto e agradar seu consumidor.
Mariana explica que as atividades oferecidas pelos Senai's também atualizam o profissional que, por vários motivos, não frequenta grandes eventos de moda nas capitais ou foda do país. "O caderno faz uma ligação entre o que existe de novo para cada estação e leva para os profissionais de diversas cidades no Brasil.
De acordo com o agente de treinamento, Jefferson Gandolfi Feitosa, também de São Paulo, o lançamento do caderno ja foi feito nas cidades de Santos, Cerquilho, Americana, Rio Claro, São José do Rio Preto, Birigui, Capivari, Santa Cruz do Rio Pardo, Serra Negra, Araraquara, Ibitinga e Franca.
"Nós fazemos o lançamento do caderno onde sabemos que haverá público de demanda para as atividades oferecidas. Votuporanga, por exemplo tem um público considerável e que vem aumentando de alguns anos para cá", explica Jefferson.
Contemporâneo
O Perfil mais tátil e menos visual da estação renova os tecidos clássicos, trabalhando o conceito de mistura entre fibras como o algodão e mohair. As fibras como alpaca, angorá e cashemere surgem em todos os efeitos riscados que são definidos pelos fios molinê e flamê. O molinê combina fios irregulares como o fio fiado e o multifilamento, e o flamê de fios de titulações com característica diferentes, apresenta variações de espessuras, pontos finos e grossos de forma
planejada. O contraste entre os aveludados de maior espessura, originalidade e fantasia e o básico dos tecidos em lãs com estruturas de sarja e a fluidez de malhas de seda.
As densidades caminham do leve ao pesado, dos tecidos compactos em algodão aos mais espessos, as lãs naturalmente coloridas sem usar tinturas tornam-se mais leves com brilhos sutis e bicolores.
O aspecto simples e discreto dos tecidos planos e de malhas é definido com relevos de luz, onde o sensível marca uma temporada da elegância combinada com um clima descontraído e sofisticado.
Esportivo
No Esportivo, os tecidos surgem comercialmente adaptáveis para o Sportware. E no universo dos esportes a tecnologia de produtos acolchoados e impermeáveis em tecidos planos imita a seda. A poliamida afasta-se do alto brilho e explora o brilho perolado em superfícies lisas e os tecidos com elastano, além do conforto, e elasticidade, conferem na estação uma aparência perfeita para cetins e malhas compactas. A malha é destaque com pontos fantasia e detalhes Openwork, as superfícies têxteis são esculpidas em relevo, animando as cores pretas e brancas
ou em tecidos como o moletom, o jersey plissado e intarsias com padrões étnicos, os fios mesclas em tons frios acinzentados de materiais fluidos dão forma a tecidos densos, suaves e pesados.
Os produtos de malha de alta performance, altamente tecnológicos e com matérias primas luxuosas com brilho e sem agressividade, apresentam texturas em tecidos que secam rápido. As técnicas de padronagem na malharia definem o Perfil Esportivo criando padrões múltiplos em materiais contrastantes e opacos ou semitransparentes.
Irreverente
No universo infantil a energia e a suavidade destacam-se, sem esquecer os tratamentos anti- manchas e anti-bacterianos, e na estamparia padrões de galáxias e estrelas exploram os limites mais distantes do universo.
O início da temporada é definido por formas pictóricas muito fortes, que em um rápido olhar apresentam repetições, mas quando olhadas de perto, revelam uma estranha complexidade. As inspirações na estamparia caminham por padrões de asas de borboletas, da arte da xilogravura em desenhos com corrosões, complexos, codificados e semiabstratos e em estamparia digital sobre tecidos de seda com ligamento fantasia e/ou jacquard, onde as técnicas de amarração dos fios são misturadas.
O couro em preto com efeitos brilhantes e de relevos esculpidos em matelassê de opacidade extrema permeiam o universo masculino, enquanto que no feminino as malhas em lãs, lembram o mármore criando ilusões de ótica em vibrações cromáticas. O equilíbrio perfeito entre tecidos bicolores da forma a figuras de afrescos e gravuras onde grandes desenhos tornam-se mais suaves, em tons enevoados e com traços furtivos de aquarela, tornando-se quase indistintos, quase invisíveis ganhando sofisticação em cetins lustrosos e ricos brocados.
Romântico
O Romântico imprime estampas complexas tais como, florais campestres, mosaicos e afrescos com suaves efeitos gráficos, criando uma ilusão de relevo. De forma onipresente, os padrões geométricos gigantes e de desenhos figurativos ou por vezes, de medalhões recebem influência muito delicada e surpreendentemente moderna do design japonês.
A interação entre a opacidade e a transparência nos tecidos de malha com efeito esponja, gera sombras densas e com relevos. As malhas translúcidas são arejadas e recebem padrões inspirados em vitrais que surgem fragmentados e que lembram o patchwork. Os tecidos de malha por urdume – rendas e tules – de aspecto Vintage em tonalidade mineral e vegetal unem- se a neutralidade de beges e cinzas claros. O piquê com efeito de superfície pontilhado, cria pura abstração e contrastes ópticos incomuns. Os tecidos planos para o Perfil Romântico são elaborados por finos brocados e quando em tela, recebem estampas inspiradas em papel de parede e azulejos.
Sensual
Os produtos têxteis no Sensual, buscam proteção sensorial em materiais maleáveis e com espessura, os tecidos para alfaiataria, veludos, tecidos com superfícies metalizadas e estampas de peles de cobra, inspiram combinações ricas em contrastes surpreendentes como: cetim com tricô, renda com estampa de peles de animais (escamas), metalizado com estampas barrocas.
O clássico tweed, rudimentar e em cores frias e quentes, vibra em turbulentos padrões, com anamorfoses e aberrações cromáticas. O jacquard cinético e gráfico, constrói grandes padrões em motivos com pixel, em um choque multicolorido de formas divertidas. Estampas digitais de fotografias de paisagens em alta definição, permitem gradações de cores ricas e um grande refinamento da imagem no tecido.
Os efeitos metálicos fazem parte do cotidiano, tornando-se básicos, sublimando os tons de cinzas e valorizando o ouro. As malhas soltas em rendas transparentes ou com pontos de amarração com efeitos inusitados são explorados na estação em conjunto com todos os tipos de possibilidades de tricô feitos a mão.
Leia na íntegra a versão online