O Senai-SP lança hoje, às 19h30, na Escola Cemad de Votuporanga, a 6ª edição do Caderno Perfil Moda Inspirações e Tendências Inverno 2011. Também hoje haverá palestras e workshops sobre tendências para a estação, programados entre 15h e 21h.
As atividades são gratuitas e voltadas a empresários e profissionais do segmento têxtil, do vestuário, de couro e calçados. As inscrições devem ser feitas por meio do email treinamento850@sp.senai.br .
Reunindo informações de mercado e comportamento, o Caderno Perfil Moda antecipa novidades em estilo, design e tendências dando aos profissionais do setor subsídios para a inovação no desenvolvimento de suas coleções e matérias-primas.
Elaborado por 40 pesquisadores de 16 estados brasileiros, que participam do Programa Senais de Gestão de Design, a publicação também traz referências da cultura nacional, incentivando o design brasileiro como valor agregado ao produto.
A proposta desta iniciativa é estimular as empresas a observar o comportamento e perfis de seus consumidores, elaborando produtos diferenciados e competitivos, que atendam as necessidades e desejos do público-alvo.
Palestras complementam as informações do material, ressaltando a importância da pesquisa e do planejamento estratégico no desenvolvimento de novos produtos.
Nesta edição o Caderno Perfil Moda apresenta as tendências do Inverno 2011 para os públicos feminino, masculino e infantil, segmentados em cinco perfis de consumo: contemporâneo, esportivo, romântico, irreverente e sensual.
Tendências – Inverno 2011
Contemporâneo - composto por produtos atemporais, este estilo permite combinações que não estão restritas a uma determinada estação. Com inspirações em décadas passadas, os designs das peças surgem com a ideologia dos anos 60 e urbanidade com toque minimalista dos anos 90.
Esportivo - a flexibilidade e o movimento são pontos-chave no inverno deste perfil, no qual as formas, cores e estampas remetem ao universo dos esportes urbanos e de neve. Os tecidos tecnológicos e peças amplas preservam o conforto, aquecimento e praticidade dos produtos.
Irreverente - looks compostos por sobreposições e assimetrias garantem inovação a este consumidor criativo. Camadas coloridas e estampadas se fundem em desenhos abstratos e geométricos criando novos patchworks. A mistura de materiais e cores são elementos marcantes, que acabam com a monotonia dos tons sóbrios característicos do inverno.
Romântico - com ares campestres a estação para o perfil romântico se apresenta delicada e nostálgica, com referências nas formas da década de 50. Tecidos ornamentados e trabalhos manuais permeiam entre transparências veladas, brilhos contidos e superfícies lanosas. Os detalhes são sutis e precisos em laços e debruns.
Sensual - a estética da acumulação norteia as criações do inverno para este público, onde a mescla de formas, cores e texturas de origens distintas são apostas para se produzir o novo.
Fendas, decotes e rendas revelam, estrategicamente, partes de corpo que, somadas aos tons negros e coral, remetem à sensualidade, muito bem aceita pela consumidora brasileira.
Leia na íntegra a versão online