Dia Internacional da Animação será no auditório Vanderlei Passoni, no Campus Centro da Unifev
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. Hoje, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.
Votuporanga faz parte da rota de animação. O Dia Internacional da Animação é realizado pela quarta vez no município e esta edição será no auditório "Vanderlei Passoni" do Campus Centro da Unifev, às 19h30. No local, será apresentada a Mostra Oficial Nacional e Internacional com duração de duas horas, sendo que uma hora de curtas-metragens brasileiros e uma hora de curtas estrangeiros de países integrantes da ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação).
A Mostra Nacional 2010 contará com a exibição de curtas metragens como "Tromba Trem - O estrangeiro", de Zé Brandão; "Como comer um elefante", de Jansen Raveira e "Eu queria ser um monstro", de Marão (RJ); "Doce Ballet", de Lina Fridman e Maira Fridman; "Quando as cores somem", de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para "Pássaros", de Filipe Abranches (Portugal); "Kensho", de Daniel Kang (EUA); "Zsa Zsa Zsu", de Tromarama (Indonésia) e "Hide & Seek", de Sherif Abbas (Egito).
O evento teve início na última terça-feira com uma mostra especial para os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). "O Dia Internacional da Animação disponibiliza dvd´s e um deles abordava três temas: para Síndrome de Down, deficiência visual e autismo. O vídeo possui audiodescrição que facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a esse tipo de atividade cultural. Colocamos todos os estudantes no refeitório e foi tudo bem bacana. Perguntei se eles gostaram e disseram que sim", afirmou o coordenador do Dia de Animação em Votuporanga, André Luís Borges Cirqueira.
Ele ressaltou que a mostra especial foi o diferencial este ano. "É a primeira vez que tem este vídeo com audiodescrição. O nosso objetivo é alcançar um público ainda maior que os anos anteriores conseguindo assim novos olhares e novas formas de interpretação dessa arte. No ano passado, mais de duas mil pessoas participaram do evento. Queremos aumentar este número hoje", enfatizou.
Mostra
Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países, como França, Estados Unidos, Canadá, Camarões e Coréia do Sul.
O "Dia Internacional da Animação" também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.
Em 2010 foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da ASIFA (http://asifa.net). Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições.
"Proporcionar à diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões é o principal objetivo da organização do DIA, que pretende despertar o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura", revela Luciana Druzina, coordenadora do Dia Internacional da Animação.
Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .
"Este será o sétimo ano que a ABCA promove o Dia Internacional da Animação. A cada edição, alcançamos mais cidades e espectadores. Somos o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo e isso só acontece graças ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional. A ABCA se enche de orgulho de ter desencadeado esse fenômeno e de conseguir repetí-lo a cada ano no Brasil", avalia Marta Machado, diretora da ABCA.
Leia na íntegra a versão online