Evento acontece no proximo dia 28 simultaneamente em mais de 400 cidade do Brasil
Da Redação
Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países, como França, Estados Unidos, Canadá, Camarões e Coréia do Sul. Em Votuporanga, o evento é realizado pela 4ª vez e para enriquecer ainda mais essa história de sucesso. A estratégia pensada para a edição deste ano do evento na cidade prioriza alcançar um público ainda maior que os anos anteriores conseguindo assim novos olhares e novas formas de interpretação dessa arte.
O Dia acontecerá no Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e será apresentado no auditório "Vanderlei Passoni" do Campus Centro às 19h30. Neste dia será apresentado a Mostra Oficial Nacional e Internacional com duração de duas horas, sendo que 1 hora de curtas metragens brasileiros e 1 hora de curtas estrangeiros de países integrantes da ASIFA.
A Mostra Infantil de Animação será apresentada no Mosaico Teatral, e exibidos nos intervalos de cada peça, que ocorrerá nos dias 23 e 24, às 20h, na Concha Acústica da cidade.
Este ano o coordenador municipal André Luís Borges Cirqueira fará uma Mostra Especial para deficiente visuais com audiodescrição, que podem também ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo. O recurso de audiodescrição facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a esse tipo de atividade cultural. A mostra especial ocorrerá na APAE (Associação Pais Amigos Excepcionais) localizado à rua tiête número 4860, no dia 26 de outubro, às 14h.
Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. Informações pelo tele fone 3422-6247.
Sobre o Dia Internacional da Animação
A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.
A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV e Cine Brasil TV, além do apoio do CTAV - Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Habanero Áudio.
O DIA tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - Lei Rouanet e com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 50 países no mundo.
Leia na íntegra a versão online