Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Há nove anos, o projeto "Beleza em Ação" devolve autoestima para os votuporanguenses e promove a solidariedade. A iniciativa, que tinha como objetivo comemorar o dia do cabeleireiro e presentear a população com cortes de cabelo, chega este ano em sua nona edição. O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10, das 17 às 22 horas, na Concha Acústica.
"Beleza em Ação" reúne os profissionais de salão de toda a cidade que se mobilizam e atendem a população na Concha. Para ter o seu cabelo cortado, é preciso levar um quilo de alimento não perecível (com exceção de sal, farinha e fubá) ou R$ 4. "Chamamos os cabeleireiros e dividimos em 40 profissionais por dia na Concha. À medida que as pessoas vão chegando, elas recebem uma senha e são encaminhadas para os cabeleireiros", explicou a coordenadora e idealizadora do projeto, Ana Frigo. Ela visitou o jornal A Cidade ontem em companhia do também coordenador da campanha, o leão Sebastião Ventura.
Ana destacou que o "Beleza em Ação" começou para comemorar o dia do cabeleireiro e que tomou proporção maior. "Em parceria com o Lions Clube Brisas Suaves, repassamos os
alimentos arrecadados para entidades", enfatizou.
A coordenadora contou que o evento já se tornou tradição. "É tudo bem interessante. Muitas pessoas esperam a ação para cortar o cabelo. Para nós, é muito gratificante porque ali lidamos com o público e somos testemunhas de cada transformação na pessoa", emendou.
Todo alimento arrecadado vai para entidades, que são selecionadas por um consenso dos cabeleireiros. "Cada um sugere uma associação. No ano passado, entregamos uma tonelada de mantimentos para o Lar Viver Bem. A festa do cabeleireiro também tem o lucro voltado para a entidade, por isso deu esta quantia", explicou. Naquela edição, aproximadamente 600 pessoas participaram do "Beleza em Ação". O Lar Viver Bem existe há vários anos e abriga 15 idosas.
No local, as senhoras têm acompanhamento de profissionais da saúde durante 24 horas do dia. A instituição também oferece medicamentos, alimentação, entre outros cuidados.
Este ano, a entidade que será beneficiada é a Associação Caminho de Damasco. A instituição atende 100 crianças, de 6 a 15 anos no bairro da Estação. O evento conta com a parceria da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, que oferece música ao vivo.
Ana destacou que os cabeleireiros que ainda não foram procurados, podem entrar em contato no telefone 3422-1986 para participar do "Beleza em Ação". "Atenderemos a população como se fosse no salão de beleza, com a mesma qualidade", concluiu Ana Frigo.
Leia na íntegra a versão online